Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25209
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFonseca, Vagner Luiz da-
dc.date.accessioned2021-06-12T00:19:04Z-
dc.date.available2021-06-12T00:19:04Z-
dc.date.issued2020-09-14-
dc.identifier.citationFONSECA, Vagner Luiz da. Discurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25209-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectComputadores e civilizaçãopt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectIdeologypt_BR
dc.subjectOnline social networkspt_BR
dc.subjectComputers and civilizationpt_BR
dc.titleDiscurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensinopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma análise de comentários on-line produzidos a partir de uma publicação na página "Quebrando o tabu", do facebook, no dia 03 de abril de 2020, em que no contexto da pandemia da Covid-19, entram em cena figuras emblemáticas do cenário político brasileiro relacionadas à figura, do então presidente da República. O estudo apresenta como base teórica os conceitos da Análise de Discurso de linha francesa, baseados nas pesquisas de Michel Pêcheux (1995) e Eni Puccinelli Orlandi (1999, 2007, 2011, 2012 e 2015), bem como nas contribuições de Rüdiger (2013), no que diz respeito as teorias da cibercultura. Discute-se como os sujeitos interpelados, pelo conteúdo da postagem e da notícia de jornal utilizada para ilustrá-la, são levados a produzir comentários em que expressam valores ideológicos de inversão e distorção da realidade, posicionamento político e disputa de classes. A análise desses textos (comentários on-line) busca explicitar como a identificação ideológica dos sujeitos (comentaristas) vão sendo expostas, por meio do discurso produzido em redes sociais digitais de comunicação, como é o caso do facebook.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.contributor.referee1Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.contributor.referee2Silveira, Ana Paula Pinheiro da-
dc.contributor.referee3Rohling, Nívea-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_56.pdf22,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.