Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2521
Título: Modelo para determinação de mercados internacionais de exportação utilizando MCDA
Título(s) alternativo(s): A model for determination of international export markets using MCDA
Autor(es): Campos, Rodolfo Paião de
Orientador(es): Trojan, Flavio
Palavras-chave: Comércio internacional
Exportação
Processo decisório por critério múltiplo
International trade
Exports
Multiple criteria decision making
Data do documento: 11-Ago-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: CAMPOS, Rodolfo Paião de. Modelo para determinação de mercados internacionais de exportação utilizando MCDA. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
Resumo: A correta determinação de mercados internacionais pode ser um diferencial para expansão de negócios em empresas exportadoras. Entretanto, essa determinação de parceiros comerciais atrativos não é uma tarefa simples, tornando-se necessário o aprofundamento da abordagem, que é uma das extensões do Marketing e Comércio Exterior, chamado de International Market Selection (IMS), ou Seleção de Mercados Internacionais. Neste cenário, essa dissertação analisou os métodos existentes e seus principais autores e propôs a hipótese de que a teoria Multi-criteria Decision Analysis (MCDA) junto ao método ELECTRE II podem apresentar uma resposta positiva às lacunas encontradas neste cenário. Em resumo, os métodos existentes deixam indagações relativas: a) à praticidade de execução no cenário empresarial; b) à consideração da capacidade interna da empresa em exportar para o país-destino; c) à adaptação das metodologias com as singularidades das empresas no Brasil; d) à apresentação de uma ordenação dos países com potencial para exportação, considerando os múltiplos critérios existentes nessa análise. Assim, esta dissertação constrói um modelo de IMS, com ênfase nas empresas brasileiras. Esse modelo é ilustrado através de uma aplicação em uma empresa exportadora do sul do Brasil. Como resultados, apresenta-se uma ordem dos países com maior atratividade segundo as preferências, necessidades e limitações da empresa pesquisada. Foi descoberto que Argentina, Paraguai e Peru apresentam melhor compromisso com o exportador e, portanto, são os melhores destinos para estes produtos quando negociados por esta empresa.
Abstract: The correct determination of international markets can be central for business expansion in exporting companies. However, this determination of attractive trading partners is not a simple task, making it necessary to deepen the approach, which is one of the extensions of Marketing and Foreign Trades, called the International Market Selection (IMS). In this scenario, this dissertation analyzed the existing methods and their main authors and proposed the hypothesis that the Multi-criteria Decision Analysis (MCDA) and the method ELECTRE II can present a positive response to the gaps found in this scenario. In summary, the existing methods leave inquiries regarding: a) the practicality of execution in the business scenario; B) consideration of the internal capacity of the company to export to the destination country; C) adapting the methodologies to the singularities of companies in Brazil; D) the presentation of an ordering of countries with export potential, considering the multiple criteria in this analysis. Thus, this dissertation builds a model of IMS, with emphasis on Brazilian companies. This model is illustrated by an application in an exporting company in the south of Brazil. As results, an order of the countries with more attractiveness according to the preferences, needs and limitations of the searched company is presented. It has been found that Argentina, Paraguay and Peru have a better commitment to the exporter and therefore are the best destinations for these products, when negotiated by this company.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2521
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_M_Campos, Rodolfo Paião de_2017.pdf4,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.