Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25211
Título: Contos de Aluísio Azevedo e pinturas de Francisco de Goya para o ensino da literatura: prosa naturalista no ensino médio
Autor(es): Carvalho, Valeria Evencio de
Orientador(es): Lima, Marcelo Fernando de
Palavras-chave: Literatura - Estudo e ensino
Artes
Naturalismo na literatura - Brasil
Pintura
Goya, Francisco, 1746-1828
Azevedo, Aluísio, 1857-1913
Literature - Study and teaching
Arts
Naturalism in literature - Brasil
Painting
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CARVALHO, Valeria Evencio de. Contos de Aluísio Azevedo e pinturas de Francisco de Goya para o ensino da literatura: prosa naturalista no ensino médio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Esta monografia propõe um plano de ensino sobre o Naturalismo no Brasil, cujo grande representante é Aluísio Azevedo, conhecido pelas obras "O Mulato" e "O Cortiço". Contudo, aqui trabalharemos com dois contos: "Como o Demo as arma" e "Demônios", da obra de Azevedo Demônios, cotejando-os com as pinturas de Francisco de Goya, no caso, "O sono da razão produz monstros", "A Festa das Bruxas" e a série "As Pinturas Negras". A planificação discutirá a possibilidade de despertar o interesse e desenvolver habilidades nos alunos de ensino médio para a compreensão da língua e da literatura com vistas à solução de perguntas em provas de vestibulares e concursos, os quais, invariavelmente, abordam múltiplas linguagens, como a pintura e a gravura, bem como submetem os estudantes a um contato com múltiplos gêneros textuais.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25211
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_58.pdf10,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.