Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Adriana Lopes Curado Correia-
dc.date.accessioned2021-06-15T19:12:26Z-
dc.date.available2021-06-15T19:12:26Z-
dc.date.issued2020-09-24-
dc.identifier.citationLEITE, Adriana Lopes Curado Correia. Hortas na escola como ferramenta de ensino na educação ambiental: uma análise bibliométrica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciência e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois vizinhos, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25225-
dc.description.abstractThis research analysed if the practice of garden cultivation in schools promotes Environmental Education in Basic school, through bibliometric studies. We chose the Google Scholar platform as a research source, selecting documents published between 2009 and 2019, with the following expressions: “school garden”, “environmental education” and “public school”, 762 articles were selected. The bibliometric study allowed to verify a linear growth over the period with greater incidence of publications referring to the use of the school garden in the final years of elementary school in municipal schools. The bibliometric study allowed us to state that the school garden is an indicator of the practice of Environmental Education, since 41% of the publications are in this area, in addition to that publications that report a practice, 93% report a positive experience.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectBibliometricspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleHortas na escola como ferramenta de ensino na educação ambiental: uma análise bibliométricapt_BR
dc.title.alternativeSchool gardens as a teaching tool in environmental education: a bibliometric analysispt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa analisou se a prática de cultivo de hortas nas escolas promove a Educação Ambiental na Educação Básica, através de estudos bibliométricos. Elegemos como fonte de pesquisa a plataforma Google Acadêmico, selecionando documentos publicados entre os anos de 2009 e 2019, com as seguintes expressões: “horta escolar”, “educação ambiental” e “escola pública”, sendo selecionados 762 artigos. O estudo bibliométrico permitiu verificar um crescimento linear ao longo do período, com maior incidência de publicações referentes ao uso da horta escolar nos anos finais do ensino fundamental em escolas municipais. O estudo bibliométrico permitiu afirmar que a horta escolar é um indicador de prática da Educação Ambiental, pois 41% das publicações são dessa área, além de indicar que das publicações que relatam uma prática, 93% relatam uma experiência positiva.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Haas, Jucelaine-
dc.contributor.referee1Haas, Jucelaine-
dc.contributor.referee2Turmena, Leandro-
dc.contributor.referee3Estevan, Daniela Aparecida-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_1.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.