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Título: Gênero na educação infantil e ensino fundamental I
Título(s) alternativo(s): Gender in early childhood and elementary education
Autor(es): Dias, Francini
Orientador(es): Pinho, Katia Elisa Prus
Palavras-chave: Educação
Identidade de gênero na educação
Crianças
Education
Gender identity in education
Children
Data do documento: 26-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: DIAS, Francini. Gênero na educação infantil e ensino fundamental I. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
Resumo: O tema gênero por si só, trata-se de um título controverso, a abordagem do mesmo nas escolas para educação infantil e ensino fundamental não é diferente. A presente pesquisa tem por objetivo principal identificar quais os materiais e as metodologias utilizados para abordagem de gênero nas escolas de educação infantil e ensino fundamental I. Para chegar-se ao resultado, utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa do tipo descritiva e explicativa. O levantamento de dados ocorreu de acordo com análise de dois tipos de questionários, um físico com profissionais de duas escolas municipais de Região Metropolitana Sul de Curitiba e outro online realizado em plataforma digital Google Forms. Assim, obtiveram-se algumas posições e contribuições dos(as) profissionais da educação, que juntamente a fundamentação teórica sustentaram a hipótese da pesquisadora de que atualmente a maioria dos/as profissionais da educação resistem e/ou não se sentem confortáveis ao apresentar o tema gênero em ambiente escolar. Tais resistências a abordagem de gênero são provenientes de diversos fatores, destacando-se as convicções culturais do(a) educador(a) e do meio em que os estudantes estão inseridos; receio da crítica dos pais dos alunos(as) quanto ao assunto e, também, pela falta de preparo dos docentes (formação contínua). Sendo assim, este trabalho favorecerá a reflexão sobre o direito da criança a formar sua própria identidade sem intervenções estereotipadas sobre o que um menino ou uma menina pode ou não fazer.
Abstract: The theme “gender” itself is a controversial title, the approach of it in schools for early children’s education and elementary education is no different. The main objective of this research is to identify which materials and methodologies are used to approach gender in early childhood and elementary schools I. To arrive at the result, the qualitative approach of the descriptive and explanatory. The data collection took place according to the analysis of two types of questionnaires, one physical with professionals from two Municipality schools in the Southern Metropolitan Region of Curitiba and another online carried out on a digital Google Forms platform. Thus, some positions and contributions were obtained from education professionals, which together with the theoretical foundation supported the researcher's hypothesis that currently most education professionals resist and / or do not feel comfortable presenting the gender theme in a school environment. Such resistance to the gender approach comes from several factors, highlighting the educator's cultural convictions and the environment in which the students are inserted; fear of criticism from the students' parents regarding the subject and, also, by the lack of preparation of the teachers (continuous training). Therefore, this work will favor reflection on the child's right to form his own identity without stereotyped interventions about what a boy or a girl can and cannot do.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25229
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