Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25232
Título: Ensino de matemática para alunos com deficiência intelectual: um estudo bibliométrico
Título(s) alternativo(s): Teaching mathematics to students with intellectual disabilities: a bibliometric study
Autor(es): Silva, Janaine da
Orientador(es): Pereira, Luciana Boemer Cesar
Palavras-chave: Bibliometria
Incapacidade intelectual
Matemática - Estudo e ensino
Bibliometrics
Stupidity
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 26-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: SILVA, Janaine da. Ensino de matemática para alunos com deficiência intelectual: um estudo bibliométrico. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacacionais em Ciência e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
Resumo: Este trabalho teve por finalidade identificar as produções acadêmicas realizadas na área da educação especial, especificamente as que abordavam sobre deficiência intelectual e o ensino da matemática. A metodologia utilizada foi quantitativa do tipo bibliográfica e para tanto foi utilizada a Plataforma Sucupira para ter acesso aos programas de pós-graduação, e consequentemente acessar as dissertações e teses que abordassem sobre o tema em questão. A partir da leitura dos resumos, os trabalhos foram categorizados num primeiro momento de forma geral conforme: tipo de pesquisa realizada, nível de ensino e área de pesquisa, e num segundo momento especificamente com relação ao ensino de matemática. Os resultados mostram que a produção científica na área da deficiência intelectual, especialmente a que envolve o ensino da matemática, ainda é muito escassa, principalmente ao que tange práticas de ensino adaptadas. Nos trabalhos que versam sobre algum conteúdo matemático, a abordagem é feita de maneira superficial, não sendo estudado mais a fundo a relação dos alunos com deficiência intelectual e o conteúdo pesquisado. Já as pesquisas que tratavam sobre a avaliação da aprendizagem buscavam evidenciar as principais dificuldades encontradas no processo de inclusão do aluno deficiente intelectual na escola, os desafios que os professores encontram para atender de forma adequada esses alunos. Por fim se faz importante salientar que se é necessário o desenvolvimento de pesquisas e publicações envolvendo práticas de ensino para alunos com deficiência intelectual.
Abstract: This work had to identify as academic productions carried out in the area of special education, specifically as they addressed intellectual disability and the teaching of mathematics. The methodology used was quantitative of the bibliographic type and both the Sucupira Platform was used to access the postgraduate programs, and consequently access as dissertations and theses that addressed the topic in question. From the reading of the abstracts, the works were first categorized in general according to: type of research carried out, level of education and research area, and secondly specifically in relation to the teaching of mathematics. The results presented that scientific production in the area of intellectual disability, especially that involving the teaching of mathematics, is still very scarce, especially when it comes to adapted teaching practices. In the works that deal with some mathematical content, the approach is made in a superficial way, the relationship between students with intellectual disabilities and the researched content is no longer studied. The research that dealt with the assessment of learning, on the other hand, sought to highlight the main difficulties encountered in the process of including students with intellectual disabilities in the school, the challenges that qualified teachers have to meet these students. Finally, it is important to emphasize that it is necessary to develop research and publications involving teaching practices for students with intellectual disabilities.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25232
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_22.pdf649,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.