Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25234
Título: O ensino de física e a dialogicidade: utilização do esporte jiu jitsu para o aprendizado científico
Título(s) alternativo(s): The teaching of physics and dialogicity: using Jiu Jitsu sport for scientific learning
Autor(es): Flores, Joeder Aparecido da Silva
Orientador(es): Pereira, Luciana Boemer Cesar
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Aprendizagem
Biomecânica
Jiu-jitsu
Physics - Study and teaching
Learning
Biomechanics
Data do documento: 8-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: FLORES, Joeder Aparecido da Silva. O ensino de física e a dialogicidade: utilização do esporte jiu jitsu para o aprendizado científico. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
Resumo: No universo da educação em especial no processo de ensino e aprendizagem, é quase unânime como primeiro lugar a escola, mas além desse ambiente formal de ensino, existem outros espaços considerados não-formais propícios ao ensino, desde que o trabalho seja bem planejado e desenvolvido. Percebe-se nos alunos a falta de interesse pelo conteúdo de física, mas percebe-se também uma grande atração da maioria pela prática de esportes. Assim o trabalho tem como base a concepção dialógica de Freire (1987), na tentativa de expressão do pensamento daqueles que dele fazem parte. Por meio da metodologia de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2001), o trabalho visa promover a problematização dos conceitos físicos e golpes de Jiu Jitsu na busca pelo aprendizado científico. A partir de Santiago e Martins (2009), o trabalho tem a intenção de promover uma interdisciplinaridade entre conteúdos de física e o tema esporte e assim se fazer possível discutir aspectos relacionados à fundamentação científica do movimento humano dentro do esporte Jiu-Jitsu. Tais como aspectos históricos, científicos na aplicação dos conhecimentos de natureza biomecânica para promover o ensino da física na realização da prática do esporte. No que se refere ao aprendizado, os mesmos estão relacionados a movimentos que envolvam os conceitos de máquinas simples (alavancas), força, quantidade de movimento, torque, centro de massa, visando promover a detecção de soluções na qualidade dos movimentos, criando uma consciência para controlar lesões e eficiência durante sua execução. Neste sentido, a ação a ser realizada visa despertar para a reflexão do porquê da eficiência de alguns golpes quando bem executados e da Biomecânica enquanto área de conhecimento envolvendo a física e o esporte, podendo assim influenciar no aprendizado científico. Desta forma o trabalho visa apresentar uma proposta de ensino de física na perspectiva do esporte Jiu Jitsu à luz da dialogicidade na tentativa de aprendizado da biomecânica e seus conceitos científicos físicos envolvidos. Assim, conclui-se que o presente trabalho destaca a importância de se promover a interdisciplinaridade na busca pelo aprender a ensinar na formação do profissional da educação, seja de educação física ou do licenciado em física, uma vez que no cotidiano tudo se relaciona.
Abstract: In the universe of education, especially in the teaching and learning process, the school is almost unanimous as the first place, but in addition to this formal teaching environment, there are other spaces considered non-formal conducive to teaching, as long as the work is well planned and developed. It is perceived in the students the lack of interest in the contents of physics, but there is also a great attraction on the majority for the practice of sports. Thus, the work is based on the dialogical conception of Freire (1987), in an attempt to express the thoughts of those who are part of it. Through the methodology of Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2001), the work aims to promote the problematization of physical concepts and Jiu Jitsu strikes in the search for scientific learning. From Santiago and Martins (2009), the work intends to promote an interdisciplinarity between physics content and the sport theme and thus make it possible to discuss aspects related to the scientific foundation of the human movement within Jiu-Jitsu sport. Such as historical, scientific aspects in the application of knowledge of a biomechanical nature to promote the teaching of physics in the practice of sport. With regard to learning, they are related to movements involving the concepts of simple machines (levers), strength, amount of movement, torque, center of mass, aiming to promote the detection of solutions in the quality of movements, creating awareness to control injuries and efficiency while running. In this sense, the action to be taken aims to awaken to the reflection of why the efficiency of some strokes when well executed and Biomechanics as an area of knowledge involving physics and sport, thus being able to influence scientific learning. In this way, the work aims to present a proposal for teaching physics from the perspective of Jiu Jitsu sport in the light of dialogicity in an attempt to learn biomechanics and its involved physical scientific concepts. Thus, it is concluded that the present work highlights the importance of promoting interdisciplinarity in the search for learning to teach in the training of education professionals, whether in physical education or in physics, since in everyday life everything is related.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25234
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_24.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.