Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25235
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ana Paula da-
dc.date.accessioned2021-06-15T20:23:58Z-
dc.date.available2021-06-15T20:23:58Z-
dc.date.issued2020-09-05-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Paula da. Análise das aulas de biologia durante a pandemia de Covid-19 em Dois Vizinhos - PR: um enfoque no ensino de genética. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25235-
dc.description.abstractThis research focuses on distance Biology classes during the Sars-CoV-2 pandemic in the city of Dois Vizinhos, Paraná. With the closing of schools, classes started to be made available in remote and digital format. In view of this change, we sought to analyze the progress of Biology classes in high school classes, and for this, questionnaires were applied to teachers and students in order to present the interviewees' perception about remote classes and activities, especially the contents of Genetics and Evolution. The research showed that both students and teachers demonstrate little satisfaction. Teachers report difficulties in preparing remote classes on genetics and care about student learning. Many students pointed out that they did not receive help from parents in their home studies and when a question arises, they mainly use the internet. Several genetics contents were worked on by the teachers to explain many issues related to the new coronavirus, evidencing its importance in the student training. At the end of the work, it is clear the students desire to return to presential classes and the uncertainty of when it will happen, but somehow this moment provided recognition of the weaknesses and potentialities of the compilation of distance learning with the presential.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGeneticspt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleAnálise das aulas de biologia durante a pandemia de Covid-19 em Dois Vizinhos - PR: um enfoque no ensino de genéticapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of biology classes during the COVID-19 pandemic in Dois Vizinhos - PR: a focus on teaching geneticspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tematiza a respeito das aulas a distância de Biologia durante a pandemia de Sars-CoV-2 na cidade de Dois Vizinhos, Paraná. Com o fechamento das escolas, as aulas passaram a serem disponibilizadas no formato remoto e digital. Diante desta mudança, buscou-se analisar o andamento das aulas de Biologia nas turmas do Ensino Médio, e para isto foram aplicados questionários para professores e alunos com a finalidade apresentar a percepção dos entrevistados a respeito das aulas e atividades remotas, em especial os conteúdos de Genética e Evolução. A pesquisa apontou que tanto alunos como professores demonstram estarem pouco satisfeitos. Os professores relatam dificuldades na preparação de aulas remotas sobre genética e se preocupam com o aprendizado dos alunos. Muitos alunos apontaram não receberem ajuda dos pais nos estudos em casa e quando surge uma dúvida, recorrem principalmente a internet. Vários conteúdos de genética foram trabalhados pelos professores para explicar muitas questões relacionadas ao novo coronavírus, evidenciando a sua importância na formação dos alunos. Ao final do trabalho, fica claro o desejo dos alunos de retorno as aulas presenciais e a incerteza de quando acontecerá, mas de algum modo este momento proporcionou o reconhecimento das fragilidades e potencialidades da compilação do ensino a distância com o presencial.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Ghisi, Nédia de Castilhos-
dc.contributor.referee1Ghisi, Nédia de Castilhos-
dc.contributor.referee2Kuhn, Betty Cristiane-
dc.contributor.referee3Leite, Deborah Catharine de Assis-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_2.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.