Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25305
Título: Monitoramento remoto de robô industrial em célula de usinagem de tampas de motores elétricos
Título(s) alternativo(s): Industrial robot remote monitoring in a machining cell of electric motor endshields
Autor(es): Mendonça, Rodrigo Luiz
Orientador(es): Zagonel, Sérgio
Palavras-chave: Industry 4.0.
Robôs industriais
Processo decisório
Robôs - Sistemas de controle
Industry 4.0
Robots, Industrial
Decision making
Robots - Control systems
Data do documento: 30-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MENDONÇA, Rodrigo Luiz. Monitoramento remoto de robô industrial em célula de usinagem de tampas de motores elétricos 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: A indústria de uma forma geral vem experimentando nas últimas décadas, uma acelerada busca por eficiência, redução de custos, ciclos de vida de produtos e processos curtos visando a adaptabilidade a um mercado consumidor cada vez mais mutável quase que diariamente. Tal processo deu origem ao que se denomina Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0. Muitas tecnologias surgiram e outras já existentes passaram a ser inseridas em contextos com necessidades de tomadas de decisões quase que em tempo real. É o caso dos robôs industriais. Nesse trabalho, um estudo de caso foi realizado em uma empresa fabricante de motores elétricos, onde foram aplicados os conceitos de Indústria 4.0 de operação em tempo real e descentralização para criar uma proposta de monitorador remoto de funcionamento de robôs industriais. Visou-se melhorar o processo de decisão, de forma que as informações sejam colocadas à disposição dos tomadores de decisões, o quanto antes possível, possibilitando uma investigação de solução para os problemas que porventura surgirem de uma forma mais estruturada e assertiva e em menos tempo que o atual. Como objetivo principal foi desenvolvido um piloto de monitorador de robôs em uma célula de usinagem de tampas de motores elétricos, onde foram usados métodos de seleção de fatores para definir quais sinais dos robôs industriais deveriam ser monitorados, a partir de base de histórico de problemas. Como resultado do trabalho foi alcançado uma redução de 75% no tempo gasto pelos gestores para verificar a situação de funcionamento da célula e uma redução de 98% no tempo de espera para buscar um histórico de funcionamento por período. O processo de tomada de decisão foi melhorado, com uma melhor estruturação da investigação dos problemas e com uma redução de tempo de 66% no tempo para definição de ações.
Abstract: The industry in general has experienced, in recent decades, an accelerated search for efficiency, cost reduction, shorter product life cycles and faster processes aiming at adaptability to an increasingly changing consumer market. This process resulted in what is called the Fourth Industrial Revolution or Industry 4.0. Many technologies emerged and others that already exist started to be inserted in contexts with decision-making needs happening in real time. This is the case of the industrial robots. In this work, a case study was carried out in a company that manufactures electric motors, where the concepts of Industry 4.0 of real-time operation and decentralization were applied to create a proposal for a remote monitoring of industrial robots. The aim was to improve the decision-making process, só that informations are available to decision makers as soon as possible, enabling an investigation of solutions to problems that may arise in a more structured and assertive manner and in less time. As a main objective, a robot monitoring pilot was developed in a machining cell of electric motor endshields, where factor selection methods were used to define which signals from industrial robots should be monitored, based on the history of problems. As a result of the work, a reduction of 75% was achieved in the time spent by managers to check the operating status of the cell and a reduction of 98% in the waiting time to compile a history of operation by period. The decision-making process was improved, with a better structuring of the investigation of the problems and a reduction of 66% in the time for defining actions.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25305
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEP_II_2020_31.pdf
  Disponível a partir de 2030-09-30
1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.