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Título: Deformação no assento de rolamento da tampa flange FF-215 para motor elétrico da carcaça 112
Autor(es): Santos, Silvio Cesar dos
Orientador(es): Zagonel, Sérgio
Palavras-chave: Controle de qualidade
Confiabilidade (Engenharia)
Localização de falhas (Engenharia)
Ferro fundido
Usinagem
Processos de fabricação
Quality control
Reliability (Engineering)
Fault location (Engineering)
Cast-iron
Machining
Manufacturing processes
Data do documento: 30-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Silvio Cesar dos. Deformação no assento de rolamento da tampa flange FF-215 para motor elétrico da carcaça 112. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo reduzir a deformação no assento de rolamento (Cota crítica) da tampa Flange FF-215, para motores elétricos da carcaça 112. Então, para a identificação da causa raiz, foi aplicada a ferramenta de Análise de Problemas de Qualidade – APQ, também conhecida como formulário A3, onde foram seguidos os 7 passos definidos no escopo da ferramenta e, também foram realizadas medições em tampas após os processos de usinagem e, a partir dessas medições, foi necessário produzir/fundir tampas para testes com reforço no assento de rolamento. Após a conclusão dos testes, evidenciou-se que existem deformações no assento do rolamento após cada processo de usinagem, devido aos esforços de corte das ferramentas e pressão de fixação das tampas nos dispositivos. Portanto, se houver um projeto da tampa mais robusto, principalmente no assento de rolamento, podem ser reduzidas consideravelmente essas deformações, independente do processo de usinagem, e com isso, garantir uma melhor qualidade no dimensional da tampa Flange FF-215, consequentemente aumentar a vida útil e confiabilidade do motor elétrico no cliente final.
Abstract: This undergraduate final project seeks to reduce the deformation in the bearing seat (critical dimension) of the FF-215 flanged endshield applied at the 112 electric motor frame. For the root cause analysis, the project applied the Quality Problem Analysis tool (QPA), also known as A3 form, where were followed the seven steps defined by the tool. The flanged endshields were measure after each machining process and, from these measurements new test flanges have been casted with reinforcements in the bearing seat. After the conclusion of the testes, it became evident that there are deformations in the bearing seat after each machining process caused by the cutting force and the pressure to hold the flange at the machining device. Therefore, with a more robust flange design, considering reinforcements in the bearing seat, these deformations can be substantially reduce, irrespective of the machining process and with this condition, ensure a better quality at the FF-215 flanged endshield dimension and consequently increase the electric motor life cycle and reliability at the final customer.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25307
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