Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25310
Título: Implantação dos primeiros passos do pilar segurança em uma área modelo
Título(s) alternativo(s): Implementation of the first steps of the safety pillar in a model area
Autor(es): Floriani, Ademir Tadeu
Orientador(es): Silva, Alexandre Dantas Pinheiro da
Palavras-chave: Produtividade industrial
Processos de fabricação
Administração da produção
Controle de qualidade
Segurança do trabalho
Industrial productivity
Manufacturing processes
Production management
Quality control
Industrial safety
Data do documento: 31-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FLORIANI, Ademir Tadeu. Implantação dos primeiros passos do pilar segurança em uma área modelo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: A competitividade, fundamento central do mercado em um mundo economicamente globalizado, está cada vez mais aguçada. Para sobreviverem, as empresas buscam desenvolver produtos com qualidade, preços compatíveis, com o menor prazo de entrega, e que sempre satisfaçam plenamente as demandas apresentadas por seus clientes. Para se alcançar a excelência na obtenção destes resultados pretendidos, exige-se que o processo produtivo elimine perdas e desperdícios, acentuando lucratividade conjugada com preço competitivo. Não menos importante que atender a necessidades dos clientes, está o manter ambientes seguros para que os colaboradores da organização possam desempenhar suas atividades. Tendo essas premissas como ponto de partida, faz-se premente a utilização de um sistema de gestão integrado que responda às referidas exigências e que busque alcançar a realização destes objetivos. Uma das ferramentas para se atingir o descrito acima é o WCM (World Class Manufacturing ou Manufatura Classe Mundial), conforme será abordado. Assim, o objeto de estudo deste trabalho será, partindo do modelo supracitado, centrar-se na análise dos resultados da implantação dos passos 01 e 02 do pilar de segurança (SAF). A escolha dos mesmos justifica-se pelo fato de que o passo 01 tratadas análises dos acidentes (análise das causas) e o passo dois das contramedidas e expansão horizontal em áreas similares, de modo a prevenir custos adicionais ao processo produtivo, colaborando para a manutenção da competitividade empresarial. O estudo de caso foi realizado em uma área modelo de processamento de lâminas de aço com índice elevado de eventos conforme mapeado na matriz S, tendo como resultado a redução de 66% nos mesmos, conforme classificação ABC, Avaliar as ferramentas utilizadas e os benefícios que estas trouxeram para a organização permite entender o quão importante é a segurança para o êxito da companhia e de seu objetivo mercadológico.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25310
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEP_II_2020_01.pdf3,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.