Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25341
Título: | A aplicação da gamificação em aulas de nivelamento matemático nas escolas de programa de tempo integral |
Título(s) alternativo(s): | The application of gamification in mathematical leveling classes in the full-time program schools |
Autor(es): | Duella, Vanessa Ribeiro |
Orientador(es): | Almeida, Braian Lucas Camargo |
Palavras-chave: | Jogos educativos Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Educational games Mathematics - Study and teaching Learning |
Data do documento: | 3-Out-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Dois Vizinhos |
Citação: | DUELLA, Vanessa Ribeiro. A aplicação da gamificação em aulas de nivelamento matemático nas escolas de programa de tempo integral. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciencias e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020. |
Resumo: | O presente estudo destaca como objeto de análise a metodologia ativa, gamificação, utilizada nas aulas de nivelamento realizadas na escola de Programa de Tempo Integral - Bairro Cruzeiro. Por meio de uma breve apresentação será possível compreender as intenções governamentais de se inserir este novo formato de ensino a educação brasileira, além de conhecer diretrizes e legislações, as quais, impulsionam a criação de novas instituições de Programa do Tempo Integral (PEI). Em seguida, serão especificados parâmetros para a aplicação das avaliações de aprendizagens, as características das aulas de nivelamento e a explicação sobre gamificação, metodologia ativa escolhida para impulsionar e qualificar o ensino nessa instituição. Para finalizar, serão inseridos dados a respeito da observação das aulas de nivelamento remotas empregando o método gamificação. Portanto, o trabalho representará uma análise sobre a importância de se utilizar métodos pedagógicos diferenciados, de modo a eliminar as defasagens que os estudantes apresentam durante a formação escolar, prepará-los para o mercado de trabalho e obter um ensino de qualidade. |
Abstract: | The present study highlights as an object of analysis the active methodology, gamification, used in the leveling classes held at the Full-Time Program School - Bairro Cruzeiro. Through a brief presentation, it will be possible to understand the government's intentions of inserting this new teaching format into Brazilian education, in addition to knowing guidelines and legislation, which drive the creation of new institutions of the Full-Time Program. Then, parameters will be specified for the application of learning assessments, the characteristics of the leveling classes and the explanation about gamification, an active methodology chosen to boost and qualify teaching at this institution. Finally, data regarding the observation of remote leveling classes using the gamification method will be inserted. Therefore, the work will represent an analysis of the importance of using differentiated pedagogical methods, in order to eliminate the gaps that students present during school training, prepare them for the job market and obtain quality education |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25341 |
Aparece nas coleções: | DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DV_PECP_II_2020_55.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.