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dc.creatorBovo, Samira Anastacia Mustapha-
dc.date.accessioned2021-06-21T21:59:04Z-
dc.date.available2021-06-21T21:59:04Z-
dc.date.issued2020-09-19-
dc.identifier.citationBOVO, Samira Anastacia Mustapha. Possibilidades e limites do uso de atividades lúdicas para o ensino de ciências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25343-
dc.description.abstractThis paper focuses on an analysis of possibilities and limits that can be found when developing playful educational practices in science classes. We analyzed 15 scientific publications from 2008 to 2019, applied with elementary school students, from public and private schools in various locations in Brazil. With this, the results obtained for the appropriation of new knowledge by the students are evaluated and the teaching and learning process is made up, in addition to the difficulties that may permeate such practices in the school environment. Among the possibilities, it is worth exploring knowledge, sharpening curiosity, broadening interest and with this development. In relation to the limits, it was identified minimal investment of resources for the application of activities, initial demotivation of students by the usual theoretical classes and the little use of playful resources as teaching methodology. Recreational activities can contribute to the expression of the imaginary and create an environment of relaxed. They are also instruments of significant importance for science classes today, as they act as a methodology to encourage social and cognitive development, increasing socialization and learning pleasure.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titlePossibilidades e limites do uso de atividades lúdicas para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativePossibilities and limits of the use of recreational activities for science teaching in public and private schoolspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como foco uma análise de possibilidades e limites que podem ser encontrados ao desenvolver práticas educacionais lúdicas nas aulas de Ciências. Foram analisadas 15 publicações científicas dos anos de 2008 a 2019, aplicadas com alunos de ensino fundamental, de escolas públicas e particulares em diversos locais do Brasil. Com isso, avaliou-se os resultados obtidos para apropriação de novos saberes pelos alunos e engrandecendo o processo de ensino e aprendizagem, além das dificuldades que possam permear tais práticas no ambiente escolar. Entre as possibilidades, destaca-se explorar os conhecimentos, aguçar a curiosidade, ampliar o interesse e com isso o desenvolvimento. Já em relação aos limites, foi identificado mínimo investimento de recursos para aplicação das atividades, desmotivação inicial dos alunos pelas costumeiras aulas teóricas e a pouca utilização do recurso lúdico como metodologia de ensino. As atividades lúdicas podem contribuir para a expressão do imaginário e cria um ambiente de descontração. Também são instrumentos de importância significativa para as aulas de Ciências na atualidade, pois agem como metodologia de incentivo ao desenvolvimento social e cognitivo, aumentando a socialização e o prazer pelo aprendizado.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Braian Lucas Camargo-
dc.contributor.referee1Almeida, Braian Lucas Camargo-
dc.contributor.referee2França, Ramiro Faria-
dc.contributor.referee3Pereira, Luciana Boemer Cesar-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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