Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25367
Título: Gestão do tempo e produtividade em empresas de serviços contábeis
Título(s) alternativo(s): Time management and productivity in accounting firms
Autor(es): Riette, Adilson Fernando
Orientador(es): Casagrande, Luiz Fernande
Palavras-chave: Tempo
Produtividade do trabalho
Planejamento da produção
Serviços ao cliente
Time
Labor productivity
Production planning
Customer services
Data do documento: 12-Abr-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: RIETTE, Adilson Fernando. Gestão do tempo e produtividade em empresas de serviços contábeis. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Contábil e Financeira) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática Gestão do tempo e produtividade em empresas de serviços contábeis. Seu objetivo geral foi o de identificar quais as formas de administração do tempo utilizadas atualmente nas empresas de serviços contábeis na região sudoeste do Paraná e propor soluções que possam contribuir para mitigar os problemas relacionados a gestão do tempo e melhoria da produtividade. Iniciou-se com uma pesquisa no Google Acadêmico utilizando as palavras chaves; administração do tempo, gestão do tempo, produtividade, serviços contábeis que deram origem a somente 05 artigos. A partir da literatura foi possível estruturar um questionário para coleta de dados junto a os escritórios de contabilidade da região. Os dados coletados foram tabulados e as respostas foram analisadas de forma quantitativa. Os principais resultados da pesquisa são que 58% dos pesquisados utilizam agenda como ferramenta de registro da tarefas e compromissos, e 27% usam bilhetes e lembretes tipo “post-it”. A priorização das tarefas diárias é feita por aquelas que representam maior urgência, seguido das tarefas importantes e por último as circunstanciais. Dos entrevistados, 46% sempre tomam medidas preventivas para prevenir urgências. E as deficiências que ocorrem na administração do tempo mais frequentes são as interrupções, a realização de várias tarefas ao mesmo tempo, o excesso de informação e a falta de planejamento das tarefas. Após identificados os principais problemas relacionados a gestão do tempo, sugere-se que sejam adotadas novas formas de procedimento quanto ao planejamento de trabalho, buscando prever as atividades recorrentes; a utilização de ferramentas de gerenciamento de tarefas e compromissos como uma agenda eletrônica ou um software pago; e, principalmente, o engajamento de toda a empresa para estabelecer uma postura proativa.
Abstract: This study had as a theme the time management and productivity in accounting services companies. Its general objective was to identify which methods of time management are currently used in the accounting firms in the southwestern region of Paraná and also to propose solutions that could contribute to mitigate problems related to time management and productivity improvement. It started with a bibliographic research on Google Scholar, using the key words; time management, productivity and accounting services which ended up resulting only 05 articles. From the literature it was possible to organize a survey to collect data from regional accounting firms. The data collected was then tabulated and the answers were quantitatively analyzed. The results show that 58% of those who answered it use an appointment book as a tool to register tasks and appointments, and 27% use post-it notes and reminders. The prioritization of daily tasks are done by those that represent greater urgency, followed by important tasks and lastly the circumstantial tasks. Of those interviewed, 46% always take preventive measures to prevent emergencies. The most frequent deficiencies in time management are interruptions, multiple tasks, excessive information, and lack of task planning. After identifying the main problems related to time management, it is suggested new methods of procedure regarding to work planning, seeking to predict recurrent activities; the use of task and appointment management tools such as an electronic organizer or a paid software; and especially the engagement of the whole company to establish a proactive stance.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25367
Aparece nas coleções:PB - Gestão Contábil e Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_ECGF_XIII_2018_01.pdf477,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.