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dc.creatorPaiva, Daiane Tieme Kawahara-
dc.date.accessioned2021-06-28T16:37:25Z-
dc.date.available2021-06-28T16:37:25Z-
dc.date.issued2021-04-27-
dc.identifier.citationPAIVA, Daiane Tieme Kawahara. Planejamento estratégico: uma proposta para viabilizar o aperfeiçoamento organizacional e a inovação aberta em um campus universitário. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25408-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Proposta de planejamento estratégico orientado a ações em inovação para um campus universitáriopt_BR
dc.description.abstractThe public federal universities, instituted under the form of autarchies or public foundations, integrate the indirect public administration and have didactic-scientific, administrative, financial and patrimonial management autonomy, must obey the indissolubility principle between teaching, research and extension, according to the article 207 of Federal Constitution of 1988 (FC/88), making them extremely complex organizations. The (relative) autonomy of these institutions, as well as their connections between teaching, research and extension activities, are observed in their administrative structures, norms, in the ways to administrate and evaluate their own management, in the actions of their agents, namely, on the daily execution of their functions. In view of this, it is essential that such entities admit varied management techniques, which would promote the transformation and organizational innovation, considering the high need to provide more effective services to the citizens in name of the State. In this sense, open innovation, as a tool to enable social participation in the directions of public management, coupled with strategic planning of operations, aimed at clarifying the mission in pursuit of the desired vision for the future, is a valid instrument to enhance the performance of the public organizations, which contributes to reach results that are more transparent, efficient and effective. Bearing that in mind, this research seeks to develop and present a proposal for strategic planning that provides opportunities for organizational innovation and supports open innovation ventures at the Advanced Campus of Jandaia do Sul (Campus JA), from Federal University of Paraná (UFPR), as a management support device, suggesting an itinerary for changes of the outlined instrument, case necessary and having the organ’s interest in its implementation, admissible in other planning processes oriented towards innovation, with the intention of ensuring a more solid application of the material originated. The work, a case study based on bibliographic, documental and participant observational analysis, consists in a qualitative, applied and exploratory-descriptive research. Through this dissertation, it is intended to offer subsidies that help the examined institution to improve its deliveries, collaborating to meet the demands of the population.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectOrganizational changept_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectUniversities and collegespt_BR
dc.titlePlanejamento estratégico: uma proposta para viabilizar o aperfeiçoamento organizacional e a inovação aberta em um campus universitáriopt_BR
dc.title.alternativeStrategic planning: a proposal to enable organizational improvement and open innovation on a university campuspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAs universidades públicas federais, instituídas sob a forma de autarquias ou fundações públicas, integram a administração pública indireta e possuem autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, devendo obedecer ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, conforme preceitua o art. 207 da Constituição Federal de 1988 (CF/88), tornando-as organizações extremamente complexas. A autonomia (relativa) dessas instituições, bem como as vinculações entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, são observadas em suas estruturas administrativas, normatizações, nas formas de administrar e avaliar a própria gestão, nas ações de seus agentes, isto é, na execução diária de suas funções. Diante disso, é imprescindível que tais entidades admitam técnicas variadas de gerenciamento, que sejam capazes de promover a transformação e inovação organizacional, considerando a elevada necessidade em prestar serviços mais efetivos aos cidadãos em nome do Estado. Nesse sentido, a inovação aberta, enquanto ferramenta para viabilizar a participação social nos rumos da gestão pública, aliada ao planejamento estratégico das operações, visando clarificar a missão em busca da visão almejada para o futuro, constitui um instrumento válido na melhoria do desempenho das organizações públicas, que contribui para o alcance de resultados mais transparentes, eficientes e eficazes. Tendo isso em mente, esta pesquisa procura desenvolver e apresentar uma proposta de planejamento estratégico que oportunize a inovação organizacional e ampare empreendimentos em inovação aberta no Campus Avançado de Jandaia do Sul (Campus JA), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), como dispositivo de apoio à gestão, sugerindo um itinerário para a realização de alterações do instrumento delineado, caso necessário e havendo interesse do órgão pela sua implementação, admissível em outros processos de planejamento orientados à inovação, na intenção de assegurar uma aplicação mais sólida do material originado. O trabalho, um estudo de caso fundamentado em análise bibliográfica, documental e observação participante, consiste em uma pesquisa qualitativa, aplicada e exploratória-descritiva. Através desta dissertação, pretende-se oferecer subsídios que auxiliem a instituição examinada a aperfeiçoar suas entregas, colaborando para o atendimento das demandas da população.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2595-8816pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0284463993162733pt_BR
dc.contributor.advisor1Galeano, Ronie-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2836-3140pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4637282931621462pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Piana, Janaina-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7765-3582pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1370236674884957pt_BR
dc.contributor.referee1Galeano, Ronie-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2836-3140pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4637282931621462pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Jair de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7847-698Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3690696890351902pt_BR
dc.contributor.referee3Mendonça, Jane Corrêa Alves-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-9143-4717pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8439393300744502pt_BR
dc.contributor.referee4Vieira, Saulo Fabiano Amancio-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-0319-7390pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5527654035542164pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.subject.capesAdministração Públicapt_BR
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