Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25439
Título: Gestão de crédito: uma análise com empresas do varejo de materiais de construção
Título(s) alternativo(s): Credit management: an analysis with retail companies of building materials
Autor(es): Rosa, Cristiane da
Orientador(es): Dagostini, Luciane
Palavras-chave: Análise de crédito
Controle de crédito
Cobrança de contas
Credit analysis
Credit control
Collecting of accounts
Data do documento: 28-Fev-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ROSA, Cristiane da. Gestão de crédito: uma análise com empresas do varejo de materiais de construção. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Contábil e Financeira) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: A concessão de crédito é uma ferramenta de aumento das vendas e a mesma exige da empresa controle eficiente em todas as suas etapas, que abrangem desde o cadastro do cliente até a cobrança. Este trabalho teve como objetivo identificar as práticas de gestão de crédito realizadas nas empresas de varejo de materiais de construção, da cidade de Francisco Beltrão, Paraná. Os dados foram obtidos através de pesquisa descritiva, de caráter quantitativo, aplicando-se questionário. Dentre os resultados obtidos, o trabalho apresenta o panorama das opções de pagamento ofertadas pelo grupo de estudo; algumas similaridades das práticas de crédito relacionadas a análise subjetiva, que busca analisar os 5 Cs (caráter, capacidade, capital, e condições gerais) para a concessão de crédito; bem como alguns pontos da gestão de cobrança que são falhos, como a falta de periodicidade na alimentação das informações do cadastro dos clientes, a não execução de uma reanalise do cliente em uma segunda ou terceira compra, dado um período de tempo entre elas, falta de procedimento claro e padrão em relação ao recebimento de cheques, os quais necessitam de monitoramento padronizado.
Abstract: The granting of credit is a tool to increase sales and it requires the company's efficient control in all its stages, ranging from the customer registration to the collection. The objective of this study was to identify the credit management practices carried out in the construction materials retail companies, in the city of Francisco Beltrão, Paraná. The data were obtained through descriptive research, of quantitative character, applying a questionnaire. Among the results obtained, the work presents the panorama of payment options offered by the study group; some similarities of credit practices related to subjective analysis, which seeks to analyze the 5 Cs (character, capacity, capital, and general conditions) for the granting of credit; as well as some points of collection management that are flawed, such as the lack of periodicity in the feed of the customer registration information, the non-execution of a reanalysis of the customer in a second or third purchase, given a period of time between them, missing clear and standard procedure in relation to receiving checks, which require standardized monitoring.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25439
Aparece nas coleções:PB - Gestão Contábil e Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_EGCF_XIII_2018_05.pdf567,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.