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Título: Políticas públicas e estratégias para interação universidade-empresa e transferência de tecnologia
Título(s) alternativo(s): Public policies and strategies for university-company interaction and technology transfer
Autor(es): Dellaqua, Silmara Maria
Orientador(es): Torres, Ricardo Lobato
Palavras-chave: Universidades e faculdades
Empresas
Inovações tecnológicas
Transferência de tecnologia
Política pública
Parceria de pesquisa e desenvolvimento
Universities and colleges
Business enterprises
Technological innovations
Technology transfer
Public policy
Research and development partnership
Data do documento: 5-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DELLAQUA, Silmara Maria. Políticas públicas e estratégias para interação universidade-empresa e transferência de tecnologia. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Ao considerar que universidades e empresas representam um importante eixo de inovação para o desenvolvimento socioeconômico do País, principalmente quando se trata de criar conhecimento valioso, as políticas públicas governamentais têm cada vez mais estruturado e incentivado as interações universidade-empresa para a transferência de tecnologia. Aplicado ao cenário brasileiro, o objetivo deste estudo é identificar em meio às políticas públicas para a C,T&I, atividades, programas governamentais e ações potenciais em favor da transferência de tecnologia nas universidades federais no contexto universidade-empresa. A problemática parte da indagação de que, se por um lado o apoio governamental tem por finalidade estruturar e subsidiar financeiramente as universidades, e demais instituições científicas e tecnológicas, para a C,T&I por meio de pesquisa e desenvolvimento de inovação e tecnologia, de outro cabe à universidade empreender ações para que esse esforço público chegue ao setor produtivo, seja por meio do empreendedorismo acadêmico inovador ou por meio da cooperação universidadeempresa. Em ambos os casos, o objetivo desejado é a transferência de conhecimento tecnológico e de tecnologia. Desse modo, esta pesquisa utiliza de revisão sistemática integrativa de literatura e de pesquisa documental para responder à questão apresentada: como o apoio governamental favorece a transferência de tecnologia nas universidades federais? Primeiramente é realizada a revisão sistemática integrativa de literatura para demarcar os principais pontos conflitantes na interação governo-universidade-setor produtivo, apresentando as alternativas adotadas nos contextos europeu, americano, latino e brasileiro para as questões levantadas. No capítulo destinado à apresentação e análise de resultados são então apresentados os dados da pesquisa documental com destaque para duas universidades selecionadas para exploração sobre como empreendem ações para transferir tecnologia. As universidades federais que ilustram empiricamente esta pesquisa foram selecionadas dentre as mais atuantes, tanto em volume de depósitos quanto em valor financeiro movimentado a partir de suas ações de transferência de tecnologia. Acredita-se que assim possa ser identificado processos com maturidade para a discussão à luz do referencial teórico. Para a análise dos resultados se buscou através de análise de conteúdo estabelecer uma discussão entre os elementos da pesquisa. As conclusões deste trabalho sugerem que o governo dispõe de uma estrutura de apoio para os operadores do SNCTI, inclusive as universidades federais, que promove investimentos financeiros e não financeiros através de agências de fomento e diretamente por subsídio às atividades do ensino superior. A pesquisa revelou ações das universidades analisadas, vêm aproximando o setor produtivo-empresarial para realização de parcerias e compartilhamento de conhecimentos em cooperações e projetos tecnológicos. Por fim, sugere-se pela necessidade de pesquisas futuras para o fortalecimento deste importante eixo de inovação para o país.
Abstract: When considering that universities and companies represent an important innovation axis for the country’s socioeconomic development, especially when it comes to creating valuable knowledge, government public policies have increasingly structured and encouraged university-company interactions for the transfer of technology. Applied to the Brazilian scenario, the objective of this study is to identify public policies for C, T & I, activities, government programs and potential actions in favor of technology transfer in federal universities in the university-company context. The problematic part of the question is that, if, on the one hand, government support aims to structure and financially subsidize universities, and other scientific and technological institutions, for C, T & I through research and development of innovation and technology, on the other it is up to the university to undertake actions só that this public effort reaches the productive sector, either through innovative academic entrepreneurship or through university-business cooperation. In both cases, the desired objective is the transfer of technological knowledge and technology. Thus, this research uses an integrative systematic literature review and documentary research to answer the question: how does government support favor the transfer of technology in federal universities? First, a systematic integrative literature review is carried out to highlight the main conflicting points in the government- university-productive sector interaction, presenting the alternatives adopted in the European, American, Latin and Brazilian contexts for the issues raised. In the chapter dedicated to the presentation and analysis of results, data from documentary research are then presented, with emphasis on two universities selected for exploration on how they undertake actions to transfer technology. The federal universities that empirically illustrate this research were selected from among the most active, both in terms of volume of deposits and financial value moved from their technology transfer actions. It is believed that in this way processes with maturity for discussion can be identified in the light of the theoretical framework. For the analysis of the results, it was sought through content analysis to establish a discussion between the elements of the research. The conclusions of this work suggest that the government has a support structure for SNCTI operators, including federal universities, which promotes financial and non- financial investments through funding agencies and directly by subsidizing higher education activities. The research revealed the actions of the universities analyzed, bringing the productive- business sector closer to establish partnerships and share knowledge in cooperation in technological projects. Finally, it is suggested by the need for future research to strengthen this important innovation axis for the country.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25449
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