Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25453
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTakata, Silvio Makoto-
dc.date.accessioned2021-07-02T20:02:01Z-
dc.date.available2021-07-02T20:02:01Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.identifier.citationTAKATA, Silvio Makoto. Análise da aplicação de recursos da Web 2.0 nas ferramentas de ITSM que suportam a ITIL. 2020. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25453-
dc.description.abstractIn order to improve their information technology services, companies adopt frameworks that propose good practices of information technology service management frameworks, such as ITIL (Information Technology Infrastructure Library), in addition to deploying ITSM software (Information Technology Service Management) to support these services. At the same time that ITIL and ITSM evolve to meet companies’ business processes needs, the Internet has provided several resources aimed at the formation of collective intelligence, through resources of Web 2.0, involving blogs, wikis, and social networks, among others that can also affect and benefit companies. In the literature, it is possible to find papers that present proposals for the use of Web 2.0 technologies by companies, the só­called “Enterprises 2.0”, but studies and evidence about the applicability of these proposals are not easily found in an ITSM software that supports ITIL. This work aims to analyze whether the proposals found in the literature are being applied to ITSM software products that support ITIL, allowing companies to adapt their processes to this framework, at the same time that knowledge is formed and shared within the organization. To achieve the objective of this work, a literature search was carried out to identify proposals for the use of Web 2.0 resources for that purpose, and then to search for evidence of the use or not of these resources in the documentation of selected ITSM tools. As a result, after the analysis, it was found that ITSM software documentation does not show an emphasis on the use of Web 2.0 features in ITSM products. Few resources were cited and what was observed is that the documentation mainly highlighted the features of task automation, notifications, approvals and other automations that consolidated ITIL processes in its software tools, with little interest for the possibility of improving knowledge management.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectWeb 2.0 (Sistema de recuperação da informação)pt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectInteligência coletivapt_BR
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectWeb 2.0pt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectSwarm intelligencept_BR
dc.subjectCorporate governancept_BR
dc.titleAnálise da aplicação de recursos da Web 2.0 nas ferramentas de ITSM que suportam a ITILpt_BR
dc.title.alternativeApplication analysis of web 2.0 resources in ITSM tools that support ITILpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoCom o intuito de melhorar seus serviços de tecnologia da informação, as empresas adotam frameworks de boas práticas em gerenciamento de serviços de TI (Tecnologia da Informação) como, por exemplo, a ITIL (Information Technology Infrastructure Library), além de implantar uma ferramenta de software ITSM (Information Technology Service Management) para suportar esses serviços. Ao mesmo tempo que a ITIL e ITSM evoluem para atender aos processos de negócios das empresas, a Internet tem apresentado uma série de recursos voltados para a formação de uma inteligência coletiva por meio de recursos alavancados principalmente pela Web 2.0, envolvendo blogs, wikis e redes sociais entre outras que também podem afetar e beneficiar as empresas na gestão do conhecimento organizacional. Na literatura, é possível encontrar trabalhos que apresentam propostas para o uso de recursos da Web 2.0 por empresas, as denominadas “Enterprises 2.0”, mas não se encontram, com facilidade, estudos e evidências sobre a aplicabilidade dessas propostas nas ferramentas ITSM que suportem a ITIL. Este trabalho visa analisar se as propostas encontradas na literatura estão sendo aplicadas a essas ferramentas, permitindo que as empresas adequem seus processos ao framework da ITIL, ao mesmo tempo que o conhecimento é formado e compartilhado dentro da organização. Para atingir o objetivo deste trabalho, foi executada uma pesquisa da literatura para identificar propostas de uso de recursos da Web 2.0 para, em seguida, buscar evidências de uso ou não desses recursos nas documentações das ferramentas ITSM selecionadas. Como resultado, após a análise, verificou­se que essas documentações não apresentaram ênfase no uso de recursos da Web 2.0 em seus produtos. Poucos recursos foram citados e o que foi observado é que as documentações destacavam principalmente o uso de recursos de automatização de tarefas, notificações, aprovações e demais automatizações que consolidassem os processos da ITIL em suas ferramentas de software, demonstrando pouco interesse pela gestão do conhecimento organizacional.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-2998-7414pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5910481808166076pt_BR
dc.contributor.advisor1Graeml, Alexandre Reis-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9414-1055pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4974122990012680pt_BR
dc.contributor.referee1Graeml, Alexandre Reis-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9414-1055pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4974122990012680pt_BR
dc.contributor.referee2Araujo, Renata Mendes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3589012014320121pt_BR
dc.contributor.referee3Berardi, Rita Cristina Galarraga-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0281-8952pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6066036778785137pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.capesCiência da Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aplicacaorecursoswebferramentas.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons