Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSierra, Cristine Lois Coleti-
dc.date.accessioned2017-10-26T17:41:56Z-
dc.date.available2017-10-26T17:41:56Z-
dc.date.issued2017-05-05-
dc.identifier.citationSIERRA, Cristine Lois Coleti. O ensino de ciências por resolução de problemas: uma proposta aplicada a estudantes do ensino fundamental da cidade de Araucária. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2545-
dc.descriptionAcompanha produto.pt_BR
dc.description.abstractThe Problem-Based Learning (PBL) consists of a teaching methodology that strives to instill students in the search and appropriation of appropriate strategies to answer both school and daily questions. In the Problem-Based Learning, the problem demands from the student a greater cognitive and motivational load than in other methodologies. The objective of this research is to evaluate the contributions of the Problem-Based Learning in Science Teaching in the final years of Elementary Education, based on local problems. For this, the research was planned in three stages: Pedagogical Work Planning; Planning and Application of Problem-Based Learning; and Obtaining Search Results. The results of this research were analyzed in qualitative terms. For this, we analyzed the questionnaires and activities carried out by the students, as well as observational factors during the application of MRP. Finally, a Pedagogical Notebook was written for teachers in order to disseminate and motivate Science teachers at the Fundamental Level, in the application of the Problem-Based Learning in their classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensino - Araucária (PR)pt_BR
dc.subjectSolução de problemas - Metodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectScience - Study and teaching - Araucária (PR)pt_BR
dc.subjectProblem solving - Methodologypt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectEducation - Researchpt_BR
dc.subjectQualitative researchpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.titleO ensino de ciências por resolução de problemas: uma proposta aplicada a estudantes do ensino fundamental da cidade de Araucáriapt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of sciences by problem-based learning: a proposal applied to students of the elementary school of Araucáriapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA Resolução de Problemas consiste em uma metodologia de ensino que se empenha em instigar os alunos na busca e apropriação de estratégias adequadas para que respondam tanto perguntas escolares quanto questões cotidianas. Na Metodologia da Resolução de Problemas, o problema demanda do aluno uma carga cognitiva e motivacional maior do que em outras metodologias. O objetivo desta pesquisa é avaliar as contribuições da Metodologia da Resolução de Problemas (MRP) no Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir das problemáticas locais. Para isto, a pesquisa foi planejada em três etapas: Planejamento do Trabalho Pedagógico; Planejamento e Aplicação da Metodologia da Resolução de Problemas; e Obtenção dos Resultados da Pesquisa. Os resultados desta pesquisa foram analisados em termos qualitativos. Para isso, foram analisados questionários e atividades realizadas pelos alunos, bem como fatores observacionais durante a aplicação da MRP. Por fim, foi escrito um Caderno Pedagógico destinado aos professores no intuito de difundir e motivar os professores de Ciências no Nível Fundamental, na aplicação da Metodologia da Resolução de Problemas em suas aulas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6075079931061523pt_BR
dc.contributor.advisor1Xavier, Claudia Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5220557381173979pt_BR
dc.contributor.referee1Xavier, Claudia Regina-
dc.contributor.referee2Mocrosky, Luciane Ferreira-
dc.contributor.referee3Aires, Joanez Aparecida-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Sierra, Cristine Lois Coleti_2017.pdf3,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_M_Sierra, Cristine Lois Coleti_1_2017.pdf2,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.