Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25475
Título: Aplicação dos métodos de custeio: variável x ABC em uma indústria moveleira
Título(s) alternativo(s): Application of costing methods: variable vs. ABC in a furniture industry
Autor(es): Rosa, Evelaine Aparecida
Orientador(es): Giasson, Oldair Roberto
Palavras-chave: Contabilidade de custo
Custeio baseado em atividades
Controle de custo
Cost accounting
Activity-based costing
Cost control
Data do documento: 27-Fev-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ROSA, Evelaine Aparecida. Aplicação dos métodos de custeio: variável x ABC em uma indústria moveleira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Contábil e Financeira) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: O objetivo do trabalho é fazer um estudo de caso em uma indústria moveleira da cidade de Chopinzinho – PR, a qual em uma única infraestrutura fabril trabalha com duas marcas e um portfólio de produtos com três linhas com conceitos diferentes. A necessidade dos gestores da empresa é saber o real custo e a rentabilidade de cada marca e linha de produtos. Os dados coletados na empresa foram por meio relatórios, documentos obtidos através de uma pesquisa no sistema de informação da empresa. Atualmente tem-se um controle de custos baseado no custeio variável o qual não traz a informação de cada linha de forma separada. Com isso o presente trabalho fez uma pesquisa qualitativa e identificou que o método de custeio baseado em atividades ABC, sendo aplicado na empresa vai atender as necessidades dos gestores em ter uma visão real dos custos, e assim conseguir se posicionar melhor no mercado e ter uma base mais segura para a tomada de decisão.
Abstract: The objective of the work is to make a case study in a furniture industry of the city of Chopinzinho - PR, which in a single factory infrastructure works with two brands and a portfolio of products with three lines with different concepts. The need of the managers of the company is to know the real cost and profitability of each brand and product line. The data collected in the company were through reports, documents obtained through a search in the information system of the company. Currently there is a cost control based on variable costing which does not bring the information of each line separately. With this, the present study made a qualitative research and identified that the costing method based on ABC activities, being applied in the company will meet the needs of the managers in having a real vision of the costs, and thus be able to position itself better in the market and have a basis for decision-making.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25475
Aparece nas coleções:PB - Gestão Contábil e Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_EGCF_XIII_2018_12.pdf490,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.