Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25492
Título: Mapeamento sistemático das dissertações desenvolvidas em programas de mestrado profissional que versam sobre o uso de tecnologias digitais no ensino e aprendizagem da matemática
Título(s) alternativo(s): Systematic mapping of dissertations developed in professional master's programs that deal with the use of digital technologies in the teaching and learning of mathematics
Autor(es): Basso, Stephanie Johansen Longo
Orientador(es): Motta, Marcelo Souza
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Sites acadêmicos da Web
Tecnologia - Educação
Internet na educação
Computadores - Educação
Educação - Estudo e ensino (Pós-graduação)
Mestrado em educação
Mathematics - Study and teaching
Scholarly Web sites
Tecnology - Education
Internet in education
Computers - Education
Education - Study and teaching (Graduate)
Master of education degree
Data do documento: 13-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BASSO, Stephanie Johansen Longo. Mapeamento sistemático das dissertações desenvolvidas em programas de mestrado profissional que versam sobre o uso de tecnologias digitais no ensino e aprendizagem da matemática. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021
Resumo: O uso de tecnologias digitais (TD) no ensino vem se apresentando como uma tendência, em especial, no ensino de matemática. No sentido de conhecer mais acerca das pesquisas no Brasil que versam sobre o tema, esta pesquisa foi estruturada. Utilizando, como questão norteadora, “Quais os trabalhos realizados nos programas de pós-graduação de mestrado profissional no Brasil versam sobre o uso de tecnologias digitais no ensino de matemática? ”, o estudo teve como metodologia fundamentadora o mapeamento sistemático (MS), um tipo de pesquisa inventariante que tem como viés levantar dados acerca de um tema em pesquisas na área acadêmica. O MS ocorreu seguindo quatro etapas: o planejamento, a condução, a descrição e o portfólio. O planejamento e condução ocorreram utilizando como base, para a pesquisa inicial, a Plataforma Sucupira, para levantamento dos programas de pós-graduação na forma de mestrado profissional que tinham conceitos maiores ou iguais a quatro – critério estabelecido com o intuito de viabilizar a pesquisa dado o tempo disponível para o levantamento. Em seguida, utilizou-se os sites e repositórios dos próprios programas para a coleta das dissertações publicadas entre janeiro de 2015 e julho de 2020, período definido como espaço temporal da pesquisa. Foram encontradas 2547 dissertações em 36 programas levantados, dos quais obteve-se um total de 84 dissertações pertinentes ao foco deste estudo e que foram lidas e categorizadas segundo seus conteúdos escolares desenvolvidos, anos escolares em que os trabalhos foram aplicados, metodologia utilizada, TD apresentada e produto educacional proposto. A partir dos trabalhos mapeados, desenvolveu-se, como produto educacional, um site com endereço eletrônico, denominado cadeoproduto.com, que aporta as dissertações e produtos educacionais recolhidos de acordo com suas categorizações. Pôde-se perceber que alguns trabalhos não continham, em complemento à dissertação, um produto educacional, em alguns casos pois o autor entendia que a dissertação era como um produto e, em outras, optava por apresentar o produto utilizado ao longo da pesquisa como um apêndice da dissertação. Compreendeu-se que o número de dissertações verificadas foi suficiente para responder à questão norteadora e apontar algumas das contribuições que os trabalhos até então publicados trouxeram para o cenário escolar.
Abstract: The use of digital technologies (DT) in teaching has been emerging as a trend, especially in mathematics teaching. In order to learn more about research in Brazil that deal with the topic, this research was structured. Using, as a guiding question, “What works carried out in postgraduate professional master’s programs in Brazil deal with the use of digital technologies in the teaching of mathematics?”, the study had systematic mapping (MS) as its foundational methodology, a type of inventory research whose bias is to collect data on a topic in research in the academic area. The MS took place following four steps: planning, conducting, describing and portfolio. The planning and conduction took place using the Sucupira Platform as a basis for the initial research, to survey graduate programs in the form of a professional master’s degree that had concepts greater than or equal to four ­ criteria established in order to make the research feasible. The time available for the survey. Then, the websites and repositories of the programs themselves were used to collect the dissertations published between January 2015 and July 2020, a period defined as the time frame of the research. 2547 dissertations were found in 36 programs surveyed, from which a total of 84 dissertations pertinent to the focus of this study were obtained, which were read and categorized according to their school content developed, school years in which the work was applied, methodology used, DT presented and proposed educational product. From the mapped works, a website with an electronic address, called cadeoproduto.com, was developed as an educational product, which provides dissertations and educational products collected according to their categorizations. It could be seen that some works did not contain, in addition to the dissertation, an educational product, in some cases because the author understood that the dissertation was like a product and, in others, he chose to present the product used throughout the research as a appendix of the dissertation. It was understood that the number of dissertations verified was sufficient to answer the guiding question and point out some of the contributions that the works published só far have brought to the school scenario.
Descrição: Acompanha: Cadê o produto?
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25492
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mapeamentosistematicomestradoprofissional_produto.pdf847,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
mapeamentosistematicomestradoprofissional.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons