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Título: Qual é o babado? O design gráfico como tecnologia de gênero em um periódico LGBTQIA+de Campinas (1996-1998)
Título(s) alternativo(s): "Qual é o Babado?" Graphic design as gender technology In a LGBTQIA+ journal in Campinas (1996-1998)
Autor(es): Costa, Julio Teodoro da
Orientador(es): Queluz, Marilda Lopes Pinheiro
Palavras-chave: Desenho industrial
Tecnologia
Identidade de gênero
Homossexualidade
Fotografias
Periódicos
Design, Industrial
Technology
Gender identity
Homosexuality
Photographs
Periodicals
Data do documento: 30-Abr-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: COSTA, Julio Teodoro da. Qual é o babado? O design gráfico como tecnologia de gênero em um periódico LGBTQIA+de Campinas (1996-1998). 2021. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: O Babado foi um periódico informativo publicado em Campinas (SP) de 1996 a 1998, editado pelo grupo Expressão – Grupo de Defesa dos Direitos Humanos dos homossexuais. Em suas páginas desafiava e reafirmava normas de gênero utilizando humor, sátira e representações construídas através da escrita, imagens e dos elementos de design gráfico, algumas vezes de maneira paradoxal e complexa. Esta dissertação propõe a reflexão sobre o design gráfico sendo utilizado como tecnologia de gênero no periódico, produzindo representações que dialogam com as possibilidades e limitações técnicas, bem como com movimentações sociais da época, participando de redes sociotécnicas mais amplas. Para tanto, contextualizamos algumas circunstâncias de criação do periódico, situando-lo em discussões sobre as identidades culturais, gênero, comunicação e tecnologia para, por fim, analisar como a utilização de fotografias e outros elementos do design contribuem para criar representações que ora reforçam posicionamentos normativos, ora os questionam, contribuindo para construção de noções sobre o corpo em seus leitores e leitoras.
Abstract: “O Babado’’ was an informative journal published in Campinas (SP) from the year 1996 to 1998, edited by “Grupo Expressão – Grupo de Defesa dos Direitos Humanos dos homossexuais”, a human rights advocacy group for homosexuals. Throughout its pages, using a combination of written representations and graphic design elements to create humor and satire, gender norms are challenged and reaffirmed – sometimes in paradoxical and complex manners. The purpose of this research is to look at the use of graphic design as gender technology, producing representations that converse with possibilities and technical limitations as well as with social movements of the time, participating in wider sociotechnical networks. For that, minding the context and circumstances of the journal’s creation, we think over its place and role within discussions on cultural identity, gender and communication. Furthermore, through detailed visual analysis of its covers, we intend to identify how pictures and other graphic design elements help to create representations that, in one way reinforce normative positionings, in other, defy those positionings, contributing to the construction of notions about the body within its readers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25498
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