Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25622
Título: A importância definição de metas para alcançar os resultados do planejamento orçamentário
Título(s) alternativo(s): The importance of setting goals to achieve the results of budget planning
Autor(es): Drehmer, Lilian Rôa
Orientador(es): Dagostini, Luciane
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Cooperativismo
Orçamento
Cooperativas de crédito
Strategic planning
Cooperation
Budget
Banks and banking, Cooperative
Data do documento: 28-Fev-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: DREHMER, Lilian Rôa. A importância definição de metas para alcançar os resultados do planejamento orçamentário. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Contábil e Financeira) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: Planejamento Estratégico é uma importante ferramenta de gestão e um instrumento que estabelece os objetivos organizacionais, e as estratégias que devem ser adotadas para atingir tais objetivos de forma eficaz, pois, orienta a tomada de decisão de forma adequada. Esta pesquisa tem por objetivo principal demonstrar a importância que tem o planejamento estratégico para o alinhamento institucional de um Sistema de Cooperativa de Crédito. Utilizado como metodologia estudo de caso do processo de planejamento, desenvolvimento e consolidação do Planejamento Estratégico de uma Cooperativa, pesquisa realizada em dezembro de 2017, com aplicação de um questionário com 19 questões, no setor de análise de negócios, obtendo a participação de todos os entrevistados de forma voluntária. Assim, procurando apresentar a importância da implantação do processo de planejamento estratégico, bem como, esclarecer os aspectos fundamentais do relacionamento dos conceitos de estratégia e gestão na implantação do planejamento estratégico, e por fim, destaca alguns aspectos práticos sobre a importância do planejamento estratégico.
Abstract: Strategic Planning is an important management tool and an instrument that establishes the organizational objectives and the strategies that must be adopted to achieve these goals, as it guides the decision-making in an appropriate way. The purpose of this research is to demonstrate the importance of strategic planning for the institutional alignment of a Credit Union System. The methodology applied was a case study of planning, development and consolidation process of a Cooperative Strategic Planning. A poll was done in December 2017 applying a questionnaire of 19 questions about the business analysis sector, obtaining the participation of all interviewed on a voluntary basis. Thus, it aims to present the importance of implementing the strategic planning process, as well as clarifying the fundamental aspects of the relationship between strategy and management concepts in the implementation of strategic planning, and finally, it highlights some practical aspects about the importance of strategic planning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25622
Aparece nas coleções:PB - Gestão Contábil e Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_EGCF_XIII_2018_21.pdf526,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.