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Título: Percepções sobre os serviços contábeis recebidos por gestores de empresas de São Lourenço do Oeste - SC
Título(s) alternativo(s): The perception of the accounting services rendered to the managers of the companies of São Lourenço do Oeste - SC
Autor(es): Rovani, Tatiane
Orientador(es): Silva, Marivânia Rufato da
Palavras-chave: Contadores
Contabilidade - Normas
Administração financeira
Accountants Accounting - Standards
Business management
Processo decisório Decision making
Data do documento: 28-Fev-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ROVANI, Tatiane. Percepções sobre os serviços contábeis recebidos por gestores de empresas de São Lourenço do Oeste - SC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Contábil e Financeira) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar as percepções sobre os serviços contábeis recebidos por gestores de empresas de São Lourenço do Oeste - SC. Na fundamentação teórica serão apresentadas informações da Contabilidade como Ciência da Informação e os principais Serviços Contábeis para Gestão de Empresa, informações estas que influenciam a percepção da qualidade dos serviços contábeis. O trabalho foi executado através de uma pesquisa exploratória e quali-quantitativa por meio de questionário direcionado aos gestores das empresas de São Lourenço do Oeste. O questionário foi enviado via contato e-mail a 339 empresas vinculadas à Associação Comercial de São Lourenço do Oeste (ACISLO), o total de respostas recebidas foram de 41. Com base nos estudos pode-se observar que os gestores vinculam o contador como cumpridor das obrigações fiscais, desconhecendo as informações importantes que podem auxiliá-los nas tomadas de decisões na empresa. Pode-se observar também que, além da falta de conhecimento, existe também a falta de interesse dos gestores em se tratando da utilização de relatórios contábeis como apoio nos negócios. Cabe destacar ainda que grande parte dos gestores não pagaria mais por um serviço contábil diferenciado, dificultando, assim, o processo de cliente e contador. Porém, acredita-se que se o contador oferecer relatórios específicos a cada tipo de negócio e explicá-los de maneira sucinta, mostrando sua importância na gestão do negócio, o gestor terá uma nova visão da real importância do profissional contábil.
Abstract: This research aims to identify the perceptions about the accounting services received by managers of companies of São Lourenço do Oeste - SC. In the theoretical basis will be presented information of Accounting as Information Science and the main Accounting Services for Company Management, information that influence the perception of the quality of accounting services. The work was carried out through an exploratory and qualitative-quantitative research through a questionnaire directed to the managers of the companies of São Lourenço do Oeste. The questionnaire was sent via e-mail to 339 companies associated with ACISLO (Commercial Association of São Lourenço do Oeste), the total number of replies received was 41. Based on the studies, it can be observed that managers link the accountant as complying of tax liabilities, unaware of the important information that can assist them in making decisions in the company. It can also be observed that besides the lack of knowledge, there is also the lack of interest of the managers in the use of accounting reports as support in business. It should also be noted that most managers would not pay more for a differentiated accounting service, thus hindering the client and accountant process. However, it is believed that if the accountant offers specific reports to each type of business and explains them succinctly, showing its importance in the management of the business, the manager will have a new vision of the real importance of the accounting professional.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25626
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