Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25647
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Wanderley Alves de-
dc.date.accessioned2021-08-03T18:05:03Z-
dc.date.available2021-08-03T18:05:03Z-
dc.date.issued2020-09-12-
dc.identifier.citationALMEIDA, Wanderley Alves de. Dando vida à célula: proposta lúdica para auxiliar o ensino de biologia celular por meio de QR code. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25647-
dc.description.abstractThis paper approaches a bibliographic research that intends to suggest the use of the QR Code (Quick Response Code) as a support tool for Science classes in the final years of Elementary School and Biology in High School through a game aimed at teaching cell biology. The theme is justified due to the widespread use of information and Communication Technology in today’s society, especially in such a delicate moment where classes are taking place remotely due to the pandemic of the new Coronavirus outbreak, with smartphones being indispensable items and now they also insert the school environment more than ever experienced in the world. In this way, the objective is an innovative and creative teaching methodology that involves students in a more interactive and meaningfull learning using technology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectCélulaspt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectCellspt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleDando vida à célula: proposta lúdica para auxiliar o ensino de biologia celular por meio de QR codept_BR
dc.title.alternativeBringing the cell to life: a playful proposal to assist the teaching of cell biology through QR codept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda uma pesquisa bibliográfica que pretende sugerira utilização da funcionalidade QR Code (Quick Response Code)–Código de Resposta Rápida ­como instrumento de apoio para as aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio através de um jogo destinado ao ensino de biologia celular. O tema justifica-­se devido à ampla utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação na atual sociedade principalmente em um momento tão delicado onde as aulas estão ocorrendo de forma mandatória remota em virtude da pandemia do novo Corona vírus, sendo os smartphones itens indispensáveis e que agora se inserem também no ambiente escolar mais do que jamais vivenciado em todo mundo. Desta forma, objetiva-­se uma metodologia de ensino inovadora e criativa que envolva os estudantes numa aprendizagem mais interativa e significativa fazendo uso da tecnologia.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sobjak, Ricardo-
dc.contributor.referee1Sobjak, Ricardo-
dc.contributor.referee2Costa Junior, Ismael Laurindo-
dc.contributor.referee3Marco, Marilete Terezinha De-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vidacelulaludicabiologia.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.