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Título: A importância da experimentação no ensino de ciências: uma revisão sistemática da literatura nacional na última década
Título(s) alternativo(s): The importance of experimentation in science education: a systematic review of national literature in the last decade
Autor(es): Andrijauskas, Ketlyn
Orientador(es): Sobjak, Ricardo
Palavras-chave: Ciência - Experiências
Ensino - Meios auxiliares
Aprendizagem
Science - Experiments
Teaching - Aids and devices
Learning
Data do documento: 7-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ANDRIJAUSKAS, Ketlyn. A importância da experimentação no ensino de ciências: uma revisão sistemática da literatura nacional na última década. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: A experimentação no ensino pode ser considerada uma abordagem pedagógica facilitadora do processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Esta pesquisa teve como temática analisar a importância da experimentação no Ensino de Ciências durante o Ensino Fundamental II. Realizou-se uma revisão sistemática de literatura que permitiu selecionar trabalhos publicados nas bases de dados Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Portal de Periódicos da Capes, publicados no período de 2010 a 2020. Observou-se que há diversas concepções sobre os tipos de experimentações existentes. Os aspectos destacados quanto à experimentação no Ensino de Ciências são o aumento da motivação dos alunos, o auxílio na formulação e teste de hipóteses, a análise de dados e problemas, a verificação do que foi aprendido na teoria de forma prática, a promoção de habilidades manipulativas, a estimulação da criatividade e desenvolvimento da capacidade de se trabalhar em grupo, o desenvolvimento da iniciativa pessoal e da tomada de decisões, o auxílio na aprendizagem e na construção de conceitos científicos, a detecção de possíveis erros conceituais dos alunos e a compreensão das relações entre Ciências, tecnologia e sociedade. Ainda foi possível verificar diversos empecilhos para a realização deste tipo de atividade.
Abstract: Teaching experimentation can be considered a pedagogical facilitating approach to the science teaching and learning process. This research aimed to analyze the experimentation importance in teaching science during elementary school II. A systematic literature review was carried out allowing the selection of published works between 2010­2020, in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and Journal Portal of Capes databases. It was observed that there are several conceptions about the types of existing experiments. Aspects highlighted in terms of experimentation in science teaching are the increase in students' motivation, assistance in formulating and testing hypotheses, data and problems analysis, checking practically what has been learned in theory, the manipulative skills enhancement, the reativity stimulation, and teamwork ability, development the personal initiative, and decision-making advancement, aid in learning and construction of scientific concepts, the detection of possible conceptual students’ errors, and the understanding of the relationships among science, technology, and society. It was also possible to verify several obstacles to the realization of this type of activity.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25648
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