Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25649
Título: Avaliação da influência de preconcepções no ensino de combustíveis para curso técnico em química
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the influence of alternate conceptionsinteaching fuels toatechnical course of chemistry
Autor(es): Salinas Junior, Walmir Ruis
Orientador(es): Blanco, Daniel Rodrigues
Palavras-chave: Conhecimento e aprendizagem
Ensino técnico
Combustíveis
Knowledge and learning
Technical education
Fuel
Data do documento: 3-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SALINAS JUNIOR, Walmir Ruis. Avaliação da influência de preconcepções no ensino de combustíveis para curso técnico em química. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020
Resumo: Uma dificuldade enfrentada no momento do ensino é o confronto do que é ensinado com o que os alunos já conhecem, conhecimentos denominados preconcepções. Esse conhecimento pode ser correto ou equivocado, podendo ajudar ou atrapalhar no momento de concretizar o ensino em aprendizado. Assim este trabalho teve como temática usar a Teoria dos campos conceituais de Gerard Vergnaud na avaliação de preconcepções no aprendizado de alunos do terceiro ano de um curso técnico em química sobre a temática de combustíveis. O trabalho foi desenvolvido com aplicação de questionários antes do ensino do assunto abordado, com questões dissertativas e objetivas. As questões aplicadas evidenciaram preconcepções errôneas importantes a respeito da origem do petróleo, sua composição e seus processos de refino. Vários alunos demonstraram que reconheciam que os derivados do petróleo fazem parte de seu cotidiano, mas em geral desconhecem suas características e forma de obtenção. Também foi verificado que as questões dissertativas são um meio mais correto de avaliar o conhecimento dos alunos, tendo em vista que nas questões objetivas, a taxa média de acerto foi de 50 %, mesmo para questões tratando de conhecimento não trabalhado com os alunos e não comum ao cotidiano.
Abstract: A difficulty faced during teaching is the conffrontation between what is taught with whatth estudents al ready know,know ledge denominated preconceptions. This know ledge may be correct or mistaken, which may help or hinder in the moment of stablishing the teaching as learning. Thus, this work had as the maticthe use of Gerard Vergnaud’s Conceptual Field Theory in the evaluation of preconceptions in the evolution of learning in students of a technical course in chemistry over the subject of fuels. The work was developed with the application of questionnaires before the teaching of said subject, with objective and essay question. The questions evidenced major wrong preconceptions regarding the origin of petroleum, its composition e processes of refinement. Several students demonstrated that they recognized petroleum derivatives are part of their daily life, but in general, are un familiar of their characteristics and ways of acquirement. It was also verified that essay questions are a much more accurate mean of evaluating student’s know ledge, for in objective questions the average of correct answer was around 50 %, even in questions in which know ledge tested was not taught and was notpart of common sense.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25649
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
avaliacaopreconcepcoescombustiveis.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.