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Título: Teoria da autodeterminação e rendimento acadêmico: relações e motivações
Título(s) alternativo(s): Theory of self-determination and academic performance: relationships and motives
Autor(es): Pedersini, Daiana Rafaela
Orientador(es): Antonelli, Ricardo Adriano
Palavras-chave: Motivação na educação
Autodeterminação (Educação)
Ensino - Metodologia
Rendimento escolar
Motivation in education
Student government
Teaching - Methodology
Academic achievement
Data do documento: 18-Fev-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PEDERSINI, Daiana Rafaela. Teoria da autodeterminação e rendimento acadêmico: relações e motivações. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Contábil e Financeira) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: A motivação é considerada como um ponto-chave do nível e qualidade da aprendizagem onde um estudante motivado envolve-se ativamente na realização de tarefas independente dos desafios e esforços necessário, utilizando estratégias que se moldam a seus objetivos. Sendo assim, por meio da Teoria da Autodeterminação o estudo objetiva identificar a relação da entre a motivação acadêmica e o desempenho acadêmico e identificar estratégias de ensino que interfiram no nível motivacional dos alunos de Ciências Contábeis. Tal abordagem contribui para a identificação de estratégias de ensino que possibilitem aos professores melhorar a motivação dos alunos e seus desempenhos. Com uma amostra composta por 200 alunos da UTFPR e da UFSC. Identificou-se por meio da Análise Fatorial Confirmatória identificou-se maiores médias de Motivação Extrínseca por Regulação Integrada, seguido da Motivação Intrínseca indicando que os alunos analisados possuem um perfil autodeterminado, com a aplicação dos testes de Kruska Wallis e Mann Whitney foi detectado que o uso de estratégias de ensino influenciam nos níveis motivacionais, assim como a ocupação e a idade dos discentes. Quanto a relação entre as variáveis de motivação e desempenho acadêmico, ao serem confrontadas não foram identificadas diferenças estatísticas significativas.
Abstract: Motivation is considered as a determining point in the level and quality of learning wherein a motivated student actively engages in task performance regardless of the challenges and efforts required, using strategies to adapt their goals. Thus, through the Self-Determination Theory, the study aims to identify the relationship between academic motivation and academic performance and to identify teaching strategies that interfere in the motivational level of students of Accounting Sciences. Such an approach contributes to the identification of teaching strategies that enable teachers to improve students' motivation and performance. With a sample composed of 200 students from UTFPR and UFSC. It was identified by instrument of the Confirmatory Factor Analysis, identified higher means of Extrinsic Motivation by Integrated Regulation, followed by Intrinsic Motivation indicating that the analyzed students have a self-determined profile, with the application of Kruska Wallis and Mann Whitney tests it was detected that the use of teaching strategies influence the motivational levels, as well as the occupation and the age of the students. Regarding the relationship between the motivational variables and academic performance, when they were confronted, no significant statistical differences were identified.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25717
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