Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25817
Título: O estudo de caso nas aulas de química em nível médio: uma revisão bibliográfica
Título(s) alternativo(s): Case study in high school chemistry classes: a bibliographic review
Autor(es): Pelaquim, Luciane de Lima
Orientador(es): Bocardi, Juliane Maria Bergamin
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Estratégias de aprendizagem
Método de estudo de casos
Teaching - Aids and devices
Learning strategies
Case method
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PELAQUIM, Luciane de Lima. O estudo de caso nas aulas de química em nível médio: uma revisão bibliográfica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Neste trabalho, foi desenvolvido um levantamento bibliográfico acerca de artigos publicados em nível médio com a utilização de estudo de casos nos últimos cinco anos. Desse modo, ao elaborá-lo, objetivou-se levantar dados que possam subsidiar pesquisadores e até mesmo professores de química com uma visualização panorâmica das características e tendências comumente aplicadas no que tange a temática estudada e sua aplicação em sala de aula. A partir da busca em revistas nacionais de ensino, foram encontradas quatro publicações, de acordo com os critérios preestabelecidos, as quais foram analisadas e agrupadas segundo suas características. Dentro destas características verificou-se que vários conteúdos de química podem ser abordados, mas que normalmente esse método é utilizado com o intuito de envolver os estudantes no processo e promover uma aprendizagem efetiva e baseada na resolução de problemas, no que se trata de formatos de aplicação, percebesse que o trabalho com pequenos grupos é o mais utilizado, já no que tange as impressões, nota-se que tanto professores quanto estudantes indicam um olhar positivo para o emprego do estudo de caso, destacando principalmente o quanto a interação entre os envolvidos no processo contribui no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: In this work, a bibliographic survey was developed about articles published at high school using case studies in the last five years. Thus, in preparing it, the objective was to collect data that can subsidize researchers and even chemistry teachers with a panoramic view of the characteristics and trends commonly applied in relation to the studied theme and its application in the classroom. From the search in national teaching magazines, four publications were found, according to the pre­established criteria, which were analyzed and grouped according to their characteristics. Within these characteristics, it was found that several chemistry contents can be approached, but that this method is normally used in order to involve students in the process and promote effective learning based on problem solving, in what concerns formats of application, it is clear that working with small groups is the most used, as far as impressions are concerned, it is noted that both teachers and students indicate a positive outlook for the use of the case study, highlighting mainly how much the interaction between those involved in the process contribute to the teaching and learning process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25817
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aulasquimicarevisaobibliografica.pdf342,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.