Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25846
Título: Atividades experimentais no processo de ensino aprendizagem em química
Título(s) alternativo(s): Experimental activities in the chemistry teaching learning
Autor(es): Cavasini, Raquel
Orientador(es): Costa Junior, Ismael Laurindo
Palavras-chave: Ciência - Experiências
Ensino – Metodologia
Estratégias de aprendizagem
Science - Experiments
Teaching – Methodology
Learning strategies
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CAVASINI, Raquel. Atividades experimentais no processo de ensino-aprendizagem em química. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: A química está relacionada às necessidades básicas dos seres humanos, desde a alimentação, saúde e metabolismo, até as transformações do ambiente em que vivemos. Trata-se de um assunto interdisciplinar, o qual deve ser compreendido por todos. O ensino de química deve despertar nos estudantes a capacidade de compreender e o interesse em investigar os fenômenos químicos presentes no seu cotidiano. Nesse sentido, são necessárias reformulações na prática pedagógica de tal forma que a atenção do aluno se volte para a ciência, despertando sua curiosidade. Assim, no Ensino de Química, além de aulas expositivas devem favorecer as discussões a respeito da ciência, e uma das possíveis maneiras de atribuir dinamismo às aulas é por meio do uso de práticas experimentais. Dessa forma, este trabalho tem por finalidade o levantamento e discussão da Experimentação como prática pedagógica, sua importância no ensino e aprendizagem da Química, assim como as principais dificuldades na implantação dessa como metodologia de ensino, além de apresentar exemplos de práticas experimentais que podem ser aplicadas em sala como instrumentos facilitadores da aprendizagem e desenvolvimento das principais habilidade do currículo. A metodologia utilizada baseou-se em leitura e pesquisa de material bibliográfico, pautada em análises de livros, artigos científicos, monografias e dissertações. O levantamento realizado aponta que essas metodologias, quando contextualizadas com a realidade do aluno, estimulam a curiosidade e incentivam a busca pelo conhecimento, favorecendo desenvolvimento de forma independente e a aprendizagem significativa.
Abstract: Chemistry is related to the basic needs of human beings, from food, health and metabolism, to the changes in the environment in which we live. It is an interdisciplinary subject, which must be understood by everyone. The teaching of chemistry should awake in students the ability to understand and the interest in investigating the chemical phenomena present in their daily lives. In this sense, it is necessary to reformulate the pedagogical practice in such a way that the student's attention turns to science, arousing his curiosity. Thus, in Chemistry Teaching, in addition to expository classes, they should encourage discussions about science, and one of the possible ways to attribute dynamism to classes is through the use of experimental practices. Thus, this work aims to survey and discuss Experimentation as a pedagogical practice, its importance in teaching and learning Chemistry, as well as the main difficulties in implementing it as a teaching methodology, in addition to presenting examples of experimental practices that can be applied in the classroom as instruments that facilitate learning and development of the main skills of the curriculum. The methodology used was based on reading and researching bibliographic material, based on analysis of books, scientific articles, monographs and dissertations. The survey shows that these methodologies, when contextualized with the student's reality, stimulate curiosity and encourage the search for knowledge, favoring independent development and appropriate learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25846
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
atividadesexperimentaisensinoaprendizagem.pdf499,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.