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dc.creatorNovak, Fabiana Buhrer-
dc.date.accessioned2017-11-16T12:05:13Z-
dc.date.available2017-11-16T12:05:13Z-
dc.date.issued2017-08-25-
dc.identifier.citationNOVAK, Fabiana Buhrer. Negação do risco de acidente no trânsito: um estudo de representações sociais com motociclistas em Pato Branco. 2017. 91 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2584-
dc.description.abstractEach subject delimits the environment and acts on it from their representations, information, experiences and everyday experiences in their time and space. The subjects' perceptions of risk, besides being linked to issues of environment, culture and the common sense of the subjects, are linked to the expert systems in which we trust. In this sense, the present dissertation presents results of an investigation whose purpose was to analyze the relations between the social representations about traffic accident risk and traffic behavior of a group of motorcycle drivers of Pato Branco, Paraná, in relation to driving practice, vehicle maintenance and professional experience, as well as their social representations about accident risk in that environment. Twenty-five professionals participated in the survey carrying a National Driver's License to drive a motorcycle. The data were collected through a word evocation test, whose inductive term was Risk in Traffic and a structured questionnaire that aimed to identify which elements present in the traffic are considered risk by the participants and to identify the profile of them in relation to professional experience, the practice of pilotage and the maintenance of the vehicle. The results showed that the elements accident, recklessness, high speed and disrespect are the most salient elements of the social representations about risk of traffic accidents, evoked by the term inductor used. The investigation prioritized the elucidation of elements that hide behind normative pressures, that is, the zone changes of the social representations. The results point out that the risk coexistence routine is generating the risk denial, which seems to be leading the participants of this study to develop cognitive strategies of risk minimization and immunity to the threat.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectMotociclistaspt_BR
dc.subjectSocial representationspt_BR
dc.subjectTraffic accidentspt_BR
dc.subjectMotorcyclistspt_BR
dc.titleNegação do risco de acidente no trânsito: um estudo de representações sociais com motociclistas em Pato Brancopt_BR
dc.title.alternativeDenial of risk of traffic accidents: a study of social representations with motorcyclists in Pato Brancopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoCada sujeito delimita o ambiente e sobre ele atua a partir de suas representações, informações, experiências e vivências cotidianas em seu tempo e espaço. As percepções de risco dos sujeitos além de estarem ligadas a questões de ambiente, cultura e o senso comum dos sujeitos, estão ligadas aos sistemas peritos nos quais confiamos. Nesse sentido, a presente dissertação apresenta resultados de uma investigação cuja finalidade foi analisar as relações entre as representações sociais sobre risco de acidente no trânsito e comportamento no trânsito de um grupo de motofretistas e mototaxistas de Pato Branco, Paraná, em relação à prática de condução, manutenção do veículo e experiência profissional, bem como suas representações sociais sobre risco de acidente nesse ambiente. Participaram da pesquisa 25 profissionais portadores de Carteira Nacional de Habilitação para conduzir motocicleta. Os dados foram coletados através de um teste de evocação de palavras, cujo termo indutor foi Risco no Trânsito e por um questionário estruturado que visava identificar que elementos presentes no trânsito são considerados de risco pelos participantes e identificar o perfil dos mesmos no tocante à experiência profissional, à prática de pilotagem e à manutenção do veículo. Os resultados obtidos demonstraram que os elementos acidente, imprudência, alta velocidade e desrespeito, são os elementos mais salientes das representações socais sobre risco de acidente no trânsito, evocados mediante o termo indutor utilizado. A investigação priorizou a elucidação de elementos que se escondem por trás de pressões normativas, isto é, a zona muda das representações sociais. Os resultados apontam que a rotina de convivência com os riscos está gerando a negação do risco, o que parece estar levando os participantes deste estudo a desenvolver estratégias cognitivas de minimização do risco e de imunidade à ameaça.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7618425527388592pt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Edival Sebastião-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0826917150806263pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Edival Sebastião-
dc.contributor.referee2Bonamigo, Irme Salete-
dc.contributor.referee3Pereira Filho, José Ilo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.capesPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

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