Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25851
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBonfim, Denise Aparecida-
dc.date.accessioned2021-08-30T22:22:25Z-
dc.date.available2021-08-30T22:22:25Z-
dc.date.issued2020-09-26-
dc.identifier.citationBONFIM, Denise Aparecida. Desafios contemporâneos no processo de ensino aprendizagem: a construção do conhecimento matemático, alicerçado e fundamentado por meio das tecnologias em tempos de pandemia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25851-
dc.description.abstractThis paper proposes to clarify the current educational challenges, in the process of structuring mathematical learning, together with the importance of employing digital technologies, in times of pandemic. The objective of this research is to investigate problems related to the teaching of mathematics, as well as to present suggestions for improvement in the knowledge construction process, proposing the use of technological tools. The methodology used was the bibliographic survey, related to the theme of this work, highlighting results, such as the entry of technology in the educational context, the need for a quick adaptation and the importance of mathematics, linked to the lived eality. For a country's socioeconomic development,responsible public measures are needed, valuing education professionals, using technology in favor of the country's progress, making it possible to leave a shameful educational position at the international level. The work seeks educational solutions taken in pandemic times, in Brazilian states, and the technological impact on contemporary education. It can be stated that the appropriation of technological and mathematical knowledge is indispensable to exchange the educational scenario, contributing to student development. It is also concluded that, despite the disorders arising from the world pandemic, it was a remarkable opportunity for the insertion of technological tools in the school environment, breaking inexorable traditional connections.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEpidemiaspt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectEducação - Efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectEpidemicspt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectEducation - Effect of technological innovations onpt_BR
dc.titleDesafios contemporâneos no processo de ensino aprendizagem: a construção do conhecimento matemático, alicerçado e fundamentado por meio das tecnologias em tempos de pandemiapt_BR
dc.title.alternativeContemporary challenges in the teaching­ learning process: the construction of mathematical knowledge, grounded and grounded through technologies in times of pandemicpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe a elucubração dos desafios educacionais vigentes, no processo da estruturação da aprendizagem matemática, junto à importância da empregabilidade de tecnologias digitais, em tempos de pandemia. O objetivo desta pesquisa é investigar problemas relacionados com o ensino da matemática, bem como apresentar sugestões de melhoria no processo de construção do conhecimento, propondo a utilização das ferramentas tecnológicas. A metodologia empregada foi o levantamento bibliográfico, relacionado ao tema desta obra, destacando resultados, como a entrada da tecnologia no contexto educacional, a necessidade de uma rápida adaptação e a importância da matemática, atrelada a realidade vivida. Para o desenvolvimento socioeconômico de um país, são necessárias medidas públicas responsáveis, valorizando os profissionais da educação, utilizando a tecnologia a favor do progresso do país, sendo possível sair de uma vergonhosa posição educacional em nível internacional. O trabalho busca soluções educacionais tomadas em tempos pandêmicos, em estados brasileiros, e o impacto tecnológico na educação contemporânea. Pode-­se afirmar, que a apropriação dos conhecimentos tecnológicos e matemáticos são indispensáveis para permutar o cenário educacional, contribuindo para o desenvolvimento discente. Conclui­-se também, que apesar dos transtornos oriundos da pandemia mundial, foi uma notável oportunidade de inserção das ferramentas tecnológicas no ambiente escolar, quebrando conexões tradicionais inexoráveis.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Vincenzi, Silvana Ligia-
dc.contributor.referee1Vincenzi, Silvana Ligia-
dc.contributor.referee2Sobjak, Ricardo-
dc.contributor.referee3Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinomatematicotecnologiaspandemia.pdf449,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.