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Título: A inclusão social e o ensino de ciências: reflexões iniciais
Título(s) alternativo(s): Social inclusion and science teaching: initial reflections
Autor(es): Souza, Esdras Junior de
Orientador(es): Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de
Palavras-chave: Inclusão escolar
Preconceitos em crianças
Crianças com deficiência - Educação
Mainstreaming in education
Prejudices in children
Children with disabilities - Education
Data do documento: 26-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SOUZA, Esdras Junior de. A inclusão social e o ensino de ciências: reflexões iniciais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este trabalho de revisão bibliográfica teve como tema a abordagem dos recursos didáticos disponíveis para a inclusão escolar, refletindo sobre as possibilidades de o ensino de Ciências atuar como facilitador na inclusão de alunos com necessidades especiais durante o processo de ensino e de aprendizagem. O entendimento de que esta disciplina seja competente para discussões e esclarecimentos básicos, a respeito de muitas deficiências, há possibilidade da implementação da inclusão social no ambiente escolar. Este estudo foi conduzido com o objetivo de verificar possibilidades e dificuldades no ensino de Ciências e se os recursos didáticos existentes atendem a ambos os alunos com e sem deficiência, que estudam no mesmo espaço escolar. O estudo conclui que o ensino de Ciências pode tornar-­se um facilitador da inclusão social, com base nos recursos disponíveis e nas leis existentes. Todavia, é necessário mais esforço para a formação específica e continuada de professores, bem como para a aplicação da lei, garantindo ao sistema de ensino, competência para promover uma educação de qualidade para todos os alunos, com o devido respeito às suas limitações individuais.
Abstract: This bibliographic review work had as its theme the approach of the didactic resources available for school inclusion, reflecting on the possibilities of Science teaching to act as a facilitator in the inclusion of students with special needs during the teachinglearning process. The understanding that this discipline is competent for discussions and basic clarifications, regarding many physical disabilities, there is the possibility of implementing social inclusion in the school environment. This study was carried out with the objective of verifying possibilities and difficulties in the teaching of Sciences and if the existing didactic resources serve both students with and without disabilities, who study in the same school space. The study concludes that science education can become a facilitator of social inclusion, based on available resources and existing laws. However, more effort is needed for specific and continuing teacher training, as well as for law enforcement, ensuring the education system has the competence to promote quality education for all students, with due respect for their individual limitations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25855
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