Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25857
Título: A abordagem da epidemiologia no ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): The epidemiology approach in science education
Autor(es): Silva, Gabriela Souza
Orientador(es): Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de
Palavras-chave: Aprendizagem
Epidemiologia
Crianças - Desenvolvimento
Learning
Epidemiology
Child development
Data do documento: 26-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Gabriela Souza. A abordagem da epidemiologia no ensino de ciências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como principal temática a abordagem da epidemiologia no ensino de Ciências. Há um entendimento de que o estudo das causas e fatores relacionados à doenças, no sentido geral, é realizado por essa área de conhecimento. Neste sentido, considera­-se que a sua aplicação no ensino de Ciências, pode colaborar com uma aprendizagem mais eficiente dos alunos, por meio da interdisciplinaridade, prática de suma importância para o desenvolvimento dos discentes e de suas habilidades. Dentre as diversas práticas que podem ser adotadas para o ensino da epidemiologia, pode­-se destacar o uso do lúdico, algo que pode levar o aluno a aprender de uma forma diferenciada e satisfatória. O objetivo principal do trabalho foi averiguar como a epidemiologia pode ser abordada no ensino de ciências, sua eficácia no processo de ensino e de aprendizagem. Como método para o desenvolvimento do trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica, a qual serviu como fundamentação teórica para o trabalho e sua elaboração. A partir do levantamento realizado e das pesquisas foi possível verificar como a epidemiologia é importante para o ensino, assim como a interdisciplinaridade e o lúdico são fundamentais para uma aprendizagem mais eficiente, atrativa e motivadora.
Abstract: This work has as main theme the approach of epidemiology in science teaching. There is an understanding that the study of causes and factors related to diseases, in the general sense, is carried out by epidemiology, in this sense, it is considered that its application in science teaching, can collaborate with a more efficient learning of students, as since interdisciplinarity is a practice of great importance for the development of students and their skills. Among the various practices, that can be adopted for teaching epidemiology, we can highlight the use of ludic activities, something that can lead the student to learn in a different and satisfactory way. The main objective of the work was to investigate how epidemiology can be approached in science teaching, as well as its effectiveness in the teaching and learning process. As a method for the development of the work, bibliographic research was used, which served as a theoretical basis for the work and its elaboration. From the survey and research it was possible to verify how epidemiology is important for teaching, as well as interdisciplinarity and the ludic activities are fundamental for a more efficient, attractive and motivating learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25857
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
abordagemepidemiologiaensinociencias.pdf350,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.