Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25863
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Henrique-
dc.date.accessioned2021-08-31T17:18:17Z-
dc.date.available2021-08-31T17:18:17Z-
dc.date.issued2020-09-26-
dc.identifier.citationPEREIRA, Henrique. Aprendizagem baseada na solução de problemas reais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25863-
dc.description.abstractThrough the analysis of the current school indexes, it is possible to verify that the quality of Brazilian education is deficient. Among the causes for the low performance of Brazilian students is students' lack of interest in the classroom. In order to explore different strategies that can be used by teachers to keep students motivated, interested and engaged, the objective of this work is to explain the history, fundamentals and classification of Active Teaching Methodologies, which value the student's active participation in learning process. In this sense, it is possible to conclude that the Project­Based Learning is an Active Methodology that relates the construction of knowledge to research and proposes solutions for real situations, based on the knowledge of different áreas of teaching. In this way, it allows to work the contents in a contextualized way, in order to establish a relationship between what the student learns at school and his life, representing a promising strategy, especially in Science Teaching, in the search for a more efficient and meaningful teaching and learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.titleAprendizagem baseada na solução de problemas reaispt_BR
dc.title.alternativeLearning based on solving real problemspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoPor meio da análise dos atuais índices escolares, é possível constatar que a qualidade do ensino brasileiro está deficiente. Dentre as causas para o baixo rendimento dos estudantes brasileiros, está o desinteresse dos alunos pelas atividades escolares. Com o intuito de explorar diferentes estratégias que podem ser utilizadas por professores para manter alunos motivados, interessados e engajados, o objetivo deste trabalho é de explicitar o histórico, fundamentos e classificação das Metodologias Ativas de ensino, que valorizam a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. Neste sentido, é possível concluir que a Aprendizagem Baseada em Projeto é uma Metodologia Ativa que relaciona a construção do conhecimento à investigação e à proposta de soluções para situações reais, com base nos conhecimentos das diferentes áreas do ensino. Desta maneira, permite trabalhar os conteúdos de maneira contextualizada, de modo a estabelecer uma relação entre o que o aluno aprende na escola e na sua vida, representando uma estratégia promissora, especialmente no Ensino de Ciências, na busca por um processo de ensino e de aprendizagem mais eficiente e significativo.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
dc.contributor.referee1Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
dc.contributor.referee2Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee3De Marco, Marilete Terezinha-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aprendizagemsolucaoproblemasreais.pdf702,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.