Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLemos, Igor Lizo Limonti-
dc.date.accessioned2021-08-31T17:26:37Z-
dc.date.available2021-08-31T17:26:37Z-
dc.date.issued2020-09-26-
dc.identifier.citationLEMOS, Igor Lizo Limonti. A influência da tecnologia no ensino de ciências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25864-
dc.description.abstractThis bibliographic review work aims to analyze the influence of technology in science education and its interactions with the social, historical, school environment, academic labor market, and in the education of education professionals. The nature of this work was basic, as for the objectives was characterized as exploratory and case study. This study aims to clarify and exemplify the origin, functionalities and evolution of Communication Technologies­ICTs and Science, Technology and Society­CTS, in the educational environment and their contributions in science, and how they can still help in the educational environment. Through the literature review, it was possible to approach the relationship between technology and science teaching evidenced in the National Curriculum Parameters and the Common National Curricular Base. There was also a reflection on the concept and history of technology in relation to education. This work pointed out the analogy of technologies and science with pedagogical practices, with teachers, students, the school, the labor market and the evolution of technology. By addressing the aforementioned topics, it is worth clarifying that technologies can be present in an updated and integrated way in science education when using videos, audios, images, projectors, internet, smartphones, notebooks, computers, tablets, and with their practices to promote an active and attractive education, motivating students and minimizing their difficulties, promoting interesting teaching, as well as stimulating critical thinking and preparing students to face the demands that the job market and life demand.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.titleA influência da tecnologia no ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeThe influence of technology in science educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de revisão bibliográfica tem por objetivo analisar a influência da tecnologia no ensino de ciências e suas interações com o meio social, histórico, escolar, mercado de trabalho acadêmico, e na formação dos profissionais da educação. A natureza deste trabalho foi básica, quanto aos objetivos caracterizou-­se como exploratória e estudo de caso. Este estudo almeja esclarecer e exemplificar a origem, funcionalidades e evolução das Tecnologias de Comunicação­ TICs e da Ciência, Tecnologia e Sociedade­ CTS, no meio educacional e suas contribuições na ciência, e como ainda podem ajudar no meio educacional. Através da revisão de literatura, foi possível a abordagem das relações da tecnologia com o ensino de ciências evidenciadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular. Houve também a reflexão sobre o conceito e a história da tecnologia com relação a educação. Este trabalho apontou a analogia das tecnologias e a ciência com as práticas pedagógicas, com os professores, os alunos, a escola, mercado de trabalho e evolução da tecnologia. Mediante a abordagem destes tópicos acima citados, compete esclarecer que as tecnologias podem estar presentes de forma atualizada e integrada no ensino de ciências ao utilizar vídeos, áudios, imagens, projetores, internet, smartphones, notebooks, computadores, tabletes, e com suas práticas fomentar de forma ativa uma educação atrativa e inovadora, motivar os alunos e minimizar as suas dificuldades, promovendo um ensino interessante, bem como estimular o senso crítico e preparar os discentes para enfrentarem as exigências que o mercado de trabalho e a vida demandarem.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
dc.contributor.referee1Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
dc.contributor.referee2Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee3Vincenzi, Silvana Ligia-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
influenciatecnologiaensinociencias.pdf358,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.