Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25865
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGasperin, Ilizete Izabel-
dc.date.accessioned2021-08-31T17:44:24Z-
dc.date.available2021-08-31T17:44:24Z-
dc.date.issued2020-09-19-
dc.identifier.citationGASPERIN, Ilizete Izabel. Campos de experiência da base nacional comum curricular (BNCC) e o ensino de ciências na educação infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25865-
dc.description.abstractThe National Common Curricular Base (BNCC) is a Brazilian law, which was created to ensure that the essential learning rights are minimally guaranteed to all students in the public and private network throughout the national territory. Science education in early childhood education is linked to the integral development of the child and should take place in a playful way, prioritizing interactions and games. In this bibliographic review work, the objective was to carry out a descriptive and critical analytical analysis of how science education in early childhood occurs within the fields of experience of BNCC. The research was divided into four main topics: National Education Guidelines and Bases Law (LDBEN), National Education Plan (PNE), National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI) and Common National Curricular Base (BNCC), with four subitems on each topic: Science Teaching, Early Childhood Education, Science Teaching in Early Childhood Education and Critical Analytical Synthesis. LDBEN seeks to guarantee quality education to all Brazilians and seeks to achieve social transformation, ensuring that everyone has equal access to quality education. The PNE is an instrument developed to plan, improve and evaluate the implementation of public educational policies. DCNEI represents the nationally oriented law for the area of early childhood education, focusing on the development of pedagogical proposals for early childhood education. Finally, BNCC stresses that learning rights are guaranteed to all students in our country. As a general synthesis, it can be concluded that science teaching based on the BNCC experience fields occurs mainly when the contents are approached in a contextualized, playful and motivating way, with a focus on the individual respect and singularities of each child.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação pré-escolar - Programas de atividadespt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducation, Preschool - Activity programspt_BR
dc.titleCampos de experiência da base nacional comum curricular (BNCC) e o ensino de ciências na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeFields of experience of the common national curriculum base (BNCC) and science teaching in early childhood educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma lei brasileira, que foi criada para garantir que os direitos de aprendizagens essenciais sejam minimamente garantidos a todos os alunos da rede pública e privada em todo o território nacional. O ensino de ciências na educação infantil está ligado ao desenvolvimento integral da criança e deve acontecer de forma lúdica, priorizando as interações e brincadeiras. Neste trabalho de revisão bibliográfica, objetivou-­se realizar uma análise descritiva e analítico crítico de como ocorre o ensino de ciências na educação infantil dentro dos campos de experiência da BNCC. A pesquisa foi dividida em quatro tópicos principais: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Plano Nacional de Educação (PNE), Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil (DCNEI) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com quatro subitens em cada tópico: Ensino de Ciências, Educação Infantil, O ensino de Ciências na Educação Infantil e uma síntese analítica dos eixos literários. A LDBEN busca garantir educação de qualidade a todos os brasileiros e procura realizar transformação social, garantindo que todos tenham igualdade de acesso à educação de qualidade. O PNE trata­-se de instrumento desenvolvido para planejar, aprimorar e avaliar a implementação das políticas públicas educacionais. A DCNEI representa a lei de orientação nacional para a área da educação infantil, com foco na elaboração de propostas pedagógicas para o ensino infantil. Por fim, a BNCC aborda que os direitos de aprendizagem sejam garantidos a todos os estudantes do nosso país. Em síntese aponta­-se que o ensino de ciências baseado nos campos de experiências da BNCC ocorre principalmente quando os conteúdos são abordados de forma contextualizada, lúdica e motivadora, com foco no respeito individual e singularidades de cada criança.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos Junior, Elias Lira dos-
dc.contributor.referee1Santos Junior, Elias Lira dos-
dc.contributor.referee2Bocardi, Juliane Maria Bergamin-
dc.contributor.referee3Agustini, Márcia Antonia Bartolomeu-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
experienciaensinocienciasinfantil.pdf295,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.