Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25869
Título: | O jogo como instrumento motivador da aprendizagem em ciências |
Título(s) alternativo(s): | Game as a motivating tool for science learning |
Autor(es): | Montan, Jaqueline Moreira |
Orientador(es): | Bocardi, Juliane Maria Bergamin |
Palavras-chave: | Escolas - Exercícios e jogos Ciência - Estudo e ensino Atividades criativas na sala de aula Schools - Exercises and recreations Science - Study and teaching Creative activities and seat work |
Data do documento: | 19-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | MONTAN, Jaqueline Moreira. O jogo como instrumento motivador da aprendizagem em ciências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
Resumo: | As atividades lúdicas proporcionam ao estudante um ambiente dinâmico e atrativo, o que torna a aprendizagem mais estimulante e de grandes benefícios para o aluno. Este trabalho teve como temática o desenvolvimento de um jogo didático tipo bingo sobre conteúdos de zoologia a fim de motivar e promover de forma ativa o ensino aprendizagem de ciências. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do oitavo ano do ensino fundamental e a atividade lúdica aplicada como revisão de conteúdo do ano letivo anterior – grupo de vertebrados – antes da avaliação diagnóstica. O jogo é um instrumento motivador da aprendizagem em ciências e promoveu de forma ativa o processo de ensino aprendizagem, pois além dos alunos obterem notas satisfatórias nas avaliações posteriores, a atividade lúdica promoveu interesse e motivação, dessa forma, assegurou um ambiente que favoreceu a aprendizagem significativa. |
Abstract: | The recreational activities provide the student with a dynamic and attractive environment, which makes learning more stimulating and of great benefits for the student. This work had as its theme the development of a didactic type bingo game about zoology content in order to actively motivate and promote science teaching and learning. The research subjects were students in the eighth grade of elementary school and the ludic activity applied as a content review of the previous school year group of vertebrates before the diagnostic evaluation. The game is a motivating tool for science learning and actively promoted the teachinglearning process, as in addition to students obtaining satisfactory grades in subsequent assessments, the play activity promoted interest and motivation, thus ensuring an environment that favored learning significant. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25869 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
jogoinstrumentoaprendizagemciencias.pdf | 654,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.