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Título: Desastres ambientais: estudos da importância das sequências didáticas no âmbito ambiental
Título(s) alternativo(s): Environmental disasters: studies of the importance of didactic sequences in the environmental scope
Autor(es): Reis, Sabrina Alves dos
Orientador(es): Vincenzi, Silvana Ligia
Palavras-chave: Educação ambiental
Vida sustentável
Desastres ambientais
Environmental education
Sustainable living
Environmental disasters
Data do documento: 26-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: REIS, Sabrina Alves dos. Desastres ambientais: estudos da importância das sequências didáticas no âmbito ambiental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Para que haja mudanças nas formas de relação entre o homem e o meio ambiente são necessárias aprendizagens de conceitos científicos que se relacionam com o funcionamento da natureza. Estes conceitos que são adquiridos pelo professor se tornam presentes e importantes no âmbito educacional para serem repassados aos alunos para a construção significativa de uma aprendizagem voltada à relação sustentável, entre o sujeito e o meio ambiente, e é neste contexto que a educação ambiental e a conscientização a respeito desta crise se fazem necessárias. Nesse cenário, tem­ se as ações da educação ambiental no âmbito da conscientização. As saídas para essas questões envolvem mobilizações sociais e entender que não há mudança sem educação. Este trabalho teve como objetivo apresentar a importância de estudar os desastres ambientais para o ensino de ciências, dando ênfase à metodologia das sequências didáticas (SD). Os desastres ambientais explorados neste trabalho foram o de Mariana­ MG e Brumadinho­ MG ocorridos em 2015 e 2019, respectivamente. Pode­ se inferir que é importante a busca atual de soluções para os problemas ambientais já existentes, que em sua maioria, são causados por ações antrópicas e que para evitar tais problemas são necessárias a criação de ações sustentáveis e relações conscientes entre sociedade, consumo e natureza. A classificação deste trabalho, do ponto de vista de sua natureza é uma pesquisa básica, exploratória, e quanto aos procedimentos teóricos para a coleta de dados, se caracteriza como pesquisa bibliográfica. As pesquisas foram realizadas na plataforma do “Google Acadêmico” que permite o acesso a trabalhos científicos. Como conclusão, foi possível pontuar através deste trabalho que diferentes metodologias como as SDs que abordam a temática ambiental podem contribuir de forma significativa à elaboração de atividades pedagógicas mais complexas, fortalecendo reflexões e diálogos entre o professor e aluno a respeito dos impactos ambientais de mineradoras, servindo como ponte de informação para uma educação crítica e reflexiva, que possa ser capaz de levar o aluno a pensar maneiras de minimizar os impactos ambientais.
Abstract: For there to be changes in the forms of relationship between man and the environment, learning of scientific concepts that relate to the functioning of nature is necessary. These concepts that are acquired by the teacher become present and important in the educational field to be passed on to students for the meaningful construction of learning focused on the sustainable relationship, between the subject and the environment, and it is in this context that environmental education and awareness of this crisis is necessary. In this scenario, there are environmental education actions within the scope of awareness. The solutions to these issues involve social mobilizations and understanding that there is no change without education. This work aimed to present the importance of studying environmental disasters for science teaching, emphasizing the methodology of didactic sequences (SD). The environmental disasters explored in this work were those of Mariana­MG and Brumadinho­MG that occurred in 2015 and 2019, respectively. It can be inferred that the current search for solutions to existing environmental problems, which are mostly caused by anthropic actions, is important and that to avoid such problems it is necessary to create sustainable actions and conscious relationships between society, consumption and nature. The classification of this work, from the point of view of its nature, is a basic, exploratory research, and as for the theoretical procedures for data collection, it is characterized as bibliographic research. The searches were carried out on the “Google Scholar” platform, which allows access to scientific papers. As a conclusion, it was possible to point out through this work that different methodologies such as SDs that address the environmental theme can significantly contribute to the elaboration of more complex pedagogical activities, strengthening reflections and dialogues between the teacher and student regarding the environmental impacts of mining companies, serving as an information bridge for critical and reflective education, which may be able to lead the student to think of ways to minimize environmental impacts.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25881
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