Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25893
Título: Análise dos facilitadores Lean e Green: um estudo de caso em uma indústria de eletrodomésticos
Título(s) alternativo(s): Lean and Green enablers analise: study case at home appliances industry
Autor(es): Trento, Gabriela Peres
Orientador(es): Oliveira, Gilson Adamczuk
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Produtos novos
Projeto de produto
Produção enxuta
Sustainable development
New products
Product design
Lean manufacturing
Data do documento: 25-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: TRENTO, Gabriela Peres. Análise dos facilitadores Lean e Green: um estudo de caso em uma indústria de eletrodomésticos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: Quando se enfrenta uma realidade econômica pouco favorável é inevitável que as empresas prezem pela maximização dos lucros em detrimento dos custos de produção. Para tanto, deve se enxergar o processo de desenvolvimento de produtos como um setor estratégico, por possuir a capacidade de determinar os materiais e processos envolvidos na fabricação dos produtos, bem como, estar diretamente ligado à inovação e tempo de inserção de novos produtos no mercado. Desta forma, tem se que o estabelecimento de práticas de desenvolvimento de produtos lean e green elevam o nível de competitividade e eficácia em processos de desenvolvimento das empresas. Por meio da determinação, a partir de uma revisão de literatura das principais práticas dos processos de desenvolvimento lean e green, e posterior aplicação de um questionário, avaliou-se a maturidade frente aos facilitadores lean e green em um setor de desenvolvimento de produtos de uma empresa de eletrodomésticos de grande porte. Com o trabalho foi possível constatar que a empresa estudada possui um processo de desenvolvimento de produtos consideravelmente estruturado, sendo que, a partir do proposto por Hynds et al. (2014), o nível de maturidade da empresa foi definido, a partir do somatório das respostas do questionário, como “estabelecido”.
Abstract: When facing an unfavourable economic reality, companies inevitably value maximizing profits over production costs. Therefore, the product development process must be seen as a strategic sector, as it has the ability to determine the materials and processes involved in the manufacture of products, as well as being directly linked to innovation and time to market new products. . Thus, the establishment of lean and green product development practices increase the level of competitiveness and efficiency in business development processes. Through the determination, from a literature review of the main practices of lean and green development processes, and subsequent application of a questionnaire, maturity against lean and green enablers in a product development sector of a large appliance company. With the work it was possible to verify that the studied company has a considerably structured product development process, and, from the one proposed by Hynds et al. (2014), the company's maturity level was defined, based on the sum of the questionnaire responses, as “established”.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25893
Aparece nas coleções:PB - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_ESEP_IV_2019_7.pdf553,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.