Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2593
Título: As janelas de David Hockney: os dispositivos móveis no processo de criação artística
Título(s) alternativo(s): The windows of David Hockney: mobile devices in the process of artistic creation
Autor(es): Jokowiski, Graciela Johnsson Campos
Orientador(es): Silveira, Luciana Martha
Palavras-chave: Hockney, David, 1937 - Exposições
Criação na arte
Dispositivos móveis
Arte e tecnologia
Arte moderna
Mediação
Imagens digitais
Arte digital
Tecnologia
Hockney, David, 1937 - ­Exposições
Creation in art
mobile devices
Art and technology
Art, Modern
Computer art
Mediation
Digital images
Technology
Data do documento: 24-Mar-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: JOKOWISKI, Graciela Johnsson Campos. As janelas de David Hockney: os dispositivos móveis no processo de criação artística. 2017. 168 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Esta dissertação apresenta uma abordagem sobre os dispositivos móveis como possíveis mediadores do pensamento artístico. Fundamentada em conceitos teóricos que permeiam as relações entre arte, imagem e tecnologia, pretende compreender a participação destes dispositivos no processo de criação a partir da observação da arte visual de David Hockney nos celulares e tablets. Seus objetivos específicos abrangem estudos de como os artistas da arte contemporânea têm se expressado por meio das imagens e como as janelas digitais têm participado deste movimento. A dissertação se inicia com um estudo teórico sobre as janelas da arte, priorizando aquelas que se inserem na arte contemporânea, seguida por uma investigação da trajetória do artista David Hockney. A pesquisa teórica foi importante para o entendimento de como as artes visuais contemporâneas têm materializado os conceitos dos artistas. A arte de Hockney nos dispositivos móveis é analisada a partir da exposição da série de pinturas Flores Frescas, onde o artista expõe suas obras nos tablets e celulares. A análise das imagens de Hockney complementa a pesquisa por meio de uma observação qualitativa e interpretativa de seis obras da mesma série, fundamentada em parâmetros que a pesquisa teórica indicou como prioritários para a construção de uma estética da arte digital. Esta análise identificou tendências da criação artística incorporadas nas pinturas a partir dos dispositivos móveis. A conclusão mostra uma apropriação do dispositivo por este artista por meio de um processo criativo que colabora para a formação de uma estética contemporânea.
Abstract: This research presents an approach on mobile devices as possible mediators of artistic thinking. Based on theoretical concepts about the relations between art, image and technology, it aims at understanding the participation of these devices in the process of creation from the observation of the visual art of David Hockney in the cellular phones and tablets. Its specific objectives are the studies of how artists of contemporary art have expressed themselves through images and how digital windows have participated in this movement. The research paper begins with a theoretical study on metaphorical windows in art, prioritizing those of contemporary art, and continues an investigation into the trajectory of the artist David Hockney. Theoretical research was important for the understanding of how visual arts materialize the concepts of contemporary artists. Hockney's art on mobile devices is analyzed from the Fresh Flowers painting exposition, in which the artist exposes his works on tablets and cell phones. The analysis of Hockney’s images complements the research through the observation of six paintings of the same series, based on parameters that the theoretical research indicated as important for the construction of an aesthetic of digital art. This analysis was important in identifying trends in artistic creation embodied in paintings for mobile devices. The conclusion shows an appropriation of the device by this artist through a painting that contributes to the formation of a contemporary aesthetic.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2593
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Jokowiski, Graciela Johnsson Campos_2017.pdf38,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.