Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25938
Título: A importância do gerenciamento de riscos em projetos “software para controle de riscos”
Autor(es): Ferreira, Cesar
Orientador(es): Yoshino, Rui Tadashi
Palavras-chave: Administração de projetos
Avaliação de riscos
Software integrado
Project management
Risk assessment
Integrated software
Data do documento: 8-Fev-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: FERREIRA, Cesar. A importância do gerenciamento de riscos em projetos “software para controle de riscos”. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Indústria 4.0) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: Para que uma empresa se mantenha competitiva e sobreviva aos desafios diários do mercado, é necessário a realização de investimentos visando inovar, reduzir custos, melhorar produtividade e maximizar lucros. Para que seja possível alcançar o sucesso nos investimentos, cada vez mais as empresas estão considerando o gerenciamento de riscos na sua condução de projetos. O objetivo do trabalho é demonstrar a importância do gerenciamento de riscos para garantir o atendimento a cronograma, custos e qualidade das novas tubulações do sistema de vapor e desenvolver um sistema para controle de riscos dos projetos da empresa. Foi realizado uma pesquisa bibliográfica sobre o tema bem como realizado um brainstorming com os especialistas envolvidos no projeto para identificar e planejar os riscos. Na sequência foram realizadas as análises qualitativa e quantitativa dos riscos com um foco tanto nas ameaças quanto nas oportunidades para assim destacar os resultados e demonstrar os impactos do gerenciamento de riscos na análise de viabilidade do projeto e por fim desenvolver um sistema para controle de riscos. Com a implementação do gerenciamento de riscos neste estudo de caso foi evidenciado o quanto é possível mitigar as ameaças e maximizar as oportunidades para não só alavancar os projetos, mas também melhorar os resultados financeiros da empresa.
Abstract: For a company to remain competitive and survive the daily challenges of the market, investments are needed to innovate, reduce costs, improve productivity and maximize profits. In order to achieve successful investments, companies are increasingly considering risk management in their project management. The aim of this paper is to demonstrate the importance of risk management to ensure compliance with the schedule, costs and quality of new steam system pipelines and to develop a risk control system for company projects. A bibliographic research on the subject was performed as well as a brainstorming with the experts involved in the project to identify and plan the risks. Subsequently, qualitative and quantitative risk analyzes were conducted with a focus on both threats and opportunities to highlight the results and demonstrate the impacts of risk management on the project feasibility analysis and ultimately develop a risk control system. With the implementation of risk management in this case study, it was shown how much it is possible to mitigate threats and maximize opportunities to not only leverage projects, but also improve the company's financial results.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25938
Aparece nas coleções:PG - Indústria 4.0

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
importanciagerenciamentoriscosprojetos.pdf336,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.