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dc.creatorRibas, Rhayssa Maryell Marra-
dc.date.accessioned2021-09-23T16:14:44Z-
dc.date.available2021-09-23T16:14:44Z-
dc.date.issued2021-07-16-
dc.identifier.citationRIBAS, Rhayssa Maryell Marra. Transporte acoplado de calor, umidade e sal em estruturas de concreto. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26062-
dc.description.abstractConcrete is a material widely applied in civil construction and for this reason its deterioration can cause economic and environmental damage. The corrosion of concrete can occur in several ways: due to mechanical stresses, climatic changes, temperature changes and chemical attacks such as the transposition of salts into concrete pores. In addition to accelerating the degradation of the steel frame, this last process can concentrate the salts in some points, which crystallize, increasing the internal pressure in the pores and causing fissures and cracks, making the whole structure more susceptible to other agents of deterioration. Thus, the objective of this work is to analyze numerically the coupled transport of moisture, heat and salt in the porous medium of concrete. Initially, the governing equations were modeled and then discretized using the finite volume method. For the solution of the system of algebraic equations was used the Multi Tri-Diagonal Matrix Algorithm (MTDMA), which allows the simultaneous resolution of the 3 governing equations. The proposed model was verified through comparisons with a model available in literature. Other simulations were performed to analyze the influence of humidity and temperature on the transport of salt. From the results obtained, it is possible to observe the importance of the imbibition and drying process for the transport of salt, as well as the influence of temperature in this analysis.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectConcreto - Deterioraçãopt_BR
dc.subjectPorosidadept_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectConcrete - Deteriorationpt_BR
dc.subjectPorositypt_BR
dc.subjectBuildingpt_BR
dc.titleTransporte acoplado de calor, umidade e sal em estruturas de concretopt_BR
dc.title.alternativeCoupled transport of heat, moisture, and salt in concrete structurespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO concreto é um material amplamente empregado nas construções civis e, por esse motivo, sua deterioração pode causar danos econômicos e ambientais. A corrosão do concreto pode ocorrer de diversas formas: por estresses mecânicos, mudanças climáticas, variações de temperatura e ataques químicos, como a transposição de sais para dentro dos poros do concreto. Além de acelerar a degradação da armação de aço, esse último processo pode concentrar os sais em alguns pontos, os quais se cristalizam, aumentando a pressão interna nos poros e causado trincas e fissuras, tornando toda a estrutura mais suscetível a outros agentes de deterioração. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar numericamente o transporte acoplado de calor, umidade e sal no meio poroso do concreto. Inicialmente, as equações governantes de transporte foram modeladas e então discretizadas utilizando o Método dos Volumes Finitos. Para a solução do sistema de equações algébricas foi utilizado o Algoritmo MTDMA, do inglês, Multi-TriDiagonal Matrix Algorithm, que permite a resolução simultânea das 3 equações governantes. O modelo proposto foi verificado por meio de comparações feitas a partir de outro estudo disponível na literatura. Outras simulações foram executadas para analisar a influência da umidade e da temperatura no transporte de sal. A partir dos resultados obtidos pode-se observar a importância do processo de imbibição e secagem para o transporte de sal, bem como a influência do gradiente de temperatura nessa análise.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-6373-0209pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3725651844992087pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Gerson Henrique dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-7074-8108pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0407596573800004pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Gerson Henrique dos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-7074-8108pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0407596573800004pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Luiz Eduardo Melo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3084-5720pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0244063253702178pt_BR
dc.contributor.referee3Ponte, Maria Jose Jerônimo de Santana-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-5394-7949pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1953567397051775pt_BR
dc.contributor.referee4Alves, Thiago Antonini-
dc.contributor.referee4IDhttp://orcid.org/0000-0003-2950-7377pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0763708094190677pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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