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dc.creatorFerreira, Michel Alves-
dc.date.accessioned2017-11-20T11:25:50Z-
dc.date.available2017-11-20T11:25:50Z-
dc.date.issued2017-08-21-
dc.identifier.citationFERREIRA, Michel Alves. Para além das métricas: produção científica de docentes no contexto de dois programas de pós-graduação da UTFPR e questões de gênero. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2609-
dc.description.abstractThis dissertation aims to discuss and map the volume of scientific production of teachers in two post-graduate programs in the Campus of Curitiba at the Technological Federal University of Paraná, from three elements: representation of men and women teachers in each program, volume of orientations and co-orientation produced in a timeline of fourteen years and the volume of publications produced between men and women teachers of each program in the last five years. The questioning of these raised data and information had as grounds gender perspective, science and technology, which allowed the comparison of the programs selected for the survey. It is important to highlight that the first category of this research is quantitative and interpretive. It is also pointed out that the databases (Sucupira Platform, Capes Portals, Lattes Platform and sites of programs), as well as the info/bibliometrics, took part in the composition of the quantitative aspects of the research. It was observed that in many cases, the productivity of women teachers was higher in relation to men teachers, and this information could only be obtained when the average of orientations/publications of teachers by sex was considered, rather than just absolute numbers of analyses shown in official bases. It is expected that the survey will motivate institutional actions for the deconstruction of gender/sex stereotypes, as well as the promotion of future research on gender relations, visibility of production of women teachers and the academic institutions, since this issue is not imperious.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectMulheres - Identidadept_BR
dc.subjectMulheres - Empregopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectUniversities and collegespt_BR
dc.subjectResearchpt_BR
dc.subjectUniversities and colleges - Graduate workpt_BR
dc.subjectWomen - Identitypt_BR
dc.subjectWomen - Employmentpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titlePara além das métricas: produção científica de docentes no contexto de dois programas de pós-graduação da UTFPR e questões de gêneropt_BR
dc.title.alternativeBeyound metrics: scientific production of teachers in the context of two post-graduate programs of the UTFPR and gender issuespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação objetiva discutir e mapear o volume de produção científica de docentes em dois programas de pós-graduação do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a partir de três elementos: representatividade de homens e mulheres docentes em cada programa, volume de orientações e coorientações produzidas em um espaço temporal de catorze anos e o volume de publicações produzidas entre docentes homens e mulheres de cada programa nos últimos cinco anos. A problematização destes dados e informações levantados teve como fundamentos perspectivas de gênero, ciência e tecnologia, o que permitiu a comparação entre os programas selecionados para a pesquisa. É importante destacar que a natureza primeira desta pesquisa é quantitativa e interpretativa. Destaca-se também que as bases de dados oficiais (Plataforma Sucupira, Portais Capes, Plataforma Lattes e sítios dos programas), assim como a info/bibliometria, fizeram parte da composição dos aspectos quantitativos da pesquisa. Observou-se que em inúmeros casos, a produtividade das docentes mulheres foi superior com relação aos docentes homens, contrariando estudos que apontam que os homens produzem mais que as mulheres. Estas informações só foram obtidas quando foram consideradas médias de orientações/publicações de docentes por sexo, em detrimento apenas de análise dos números absolutos dispostos nas bases oficiais. Espera-se que a pesquisa motive ações institucionais para a desconstrução de possíveis estereótipos de gênero/sexo, assim como o fomento de pesquisas futuras sobre as relações de gênero, visibilidade da produção de docentes mulheres e as instituições acadêmicas, já que esta temática não é estanque.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7702194871589655pt_BR
dc.contributor.advisor1Casagrande, Lindamir Salete-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0187104361289192pt_BR
dc.contributor.referee1Kovaleski, Nadia Veronique Jourda-
dc.contributor.referee2Lombardi, Maria Rosa-
dc.contributor.referee3Carvalho, Marília Gomes de-
dc.contributor.referee4Casagrande, Lindamir Salete-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

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