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Título: Crenças de professores em formação inicial sobre o uso das metodologias de aprendizagem ativa no ensino de inglês
Título(s) alternativo(s): Pre­service teachers’ beliefs about the use of active learning  methodologies in english teaching
Autor(es): Passos, Josleia Aparecida dos
Orientador(es): Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira
Palavras-chave: Superstição
Ensino - Metodologia
Estratégias de aprendizagem
Língua inglesa - Estudo e ensino
Superstition
Teaching - Methodology
Learning strategies
English language - Study and teaching
Data do documento: 12-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PASSOS, Josleia Aparecida dos. Crenças de professores em formação inicial sobre o uso das metodologias de aprendizagem ativa no ensino de inglês. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
Resumo: A presente pesquisa se caracteriza como estudo de casos múltiplos (YIN, 2015), cujo objetivo geral é investigar as crenças de professores em formação inicial a respeito da implementação das Metodologias de Aprendizagem Ativa (MAA) no ensino de inglês, e insere­-se na área da Linguística Aplicada. Como objetivos específicos, a pesquisa busca: a) identificar as crenças dos professores em formação inicial sobre a implementação das MAA para o ensino de inglês; e b) analisar se as crenças dos professores em formação inicial podem favorecer ou limitar a utilização das MAA no ensino de inglês. Nesse sentido, a pesquisa enquadra-­se na linha de pesquisa Linguagem, Educação e Trabalho do Programa de Pós-­Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco. O contexto desta pesquisa compreende um minicurso de extensão, realizado on­line, com aulas síncronas e assíncronas e aplicado pela pesquisadora a professores em formação inicial em Letras Português ­Inglês. O minicurso teve 15 horas de duração e foi ofertado nos meses de julho e agosto de 2020, com o objetivo de apresentar uma introdução ao conceito e às premissas das MAA no ensino­ aprendizagem de inglês. Além disso, foram apresentados alguns dos métodos e técnicas de implementação das MAA em sala de aula. Por fim, foram exibidas algumas ferramentas digitais utilizadas em MAA para o ensino de inglês. A coleta de dados foi realizada com o uso de dois questionários com questões semiestruturadas, que foram aplicados para reflexão e resolução individual. Os dados obtidos foram analisados por meio da técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016), que pode ser entendida como um conjunto de instrumentos metodológicos ou de técnicas de análise das comunicações utilizados para interpretação de materiais escritos. Os referenciais teóricos usados na interpretação dos dados da pesquisa, referem ­se aos estudos sobre a) aspectos da formação inicial de professores de línguas no contexto brasileiro, com base nos trabalhos de Celani (2001), Volpi (2001), Gimenez e Cristóvão (2007), Halu (2014); b) crenças dos professores sobre ensino aprendizagem de línguas e de inglês, tomando como principais mentores Barcelos (2001, 2004, 2006, 2007), Kudiess (2005), Silva (2010, 2011), Martins (2020), Santos e Fermino (2013); c) as principais metodologias de ensino e aprendizagem de línguas e da língua inglesa, bem como seus princípios, teorias subjacentes e representantes a partir dos estudos de Leffa (2016), Oliveira (2014) e Richards e Rodgers (2001); e d) o conceito e técnicas das MAA com base em Moran (2018), Valente et al. (2015; 2017), Diesel et al. (2017, 2018) Bacich (2015, 2016, 2018, 2021). Os resultados obtidos apontam que as crenças dos professores em formação inicial, participantes da pesquisa, se mostram favoráveis à implementação das metodologias de aprendizagem ativa no ensino de inglês, pois eles demonstraram ter compreendido os princípios básicos, as diferenças entre as MAA e as metodologias tradicionais.
Abstract: Inserted in the area of Applied Linguistics, the present research is characterized as a multiple case study (YIN, 2015), and aims to investigate the beliefs of pre­service teachers regarding the implementation of active learning methodologies (MAA in Portuguese) in the teaching of English. As specific objectives, the research sought to: a) identify the beliefs of pre­service teachers on the implementation of active learning methodologies in English teaching; and b) analyze whether the beliefs of pre­service teachers can favor or limit the use of active learning methodologies in English teaching. Therefore, the research fits in the line of research Language, Education and Work of the Postgraduate Program in Letters (PPGL) of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco. The context of this research comprises an extension mini­course, conducted online, with synchronous and asynchronous classes and applied by the researcher to pre­service teachers in PortugueseEnglish Languages. The mini­course lasted 15 hours and was offered in the months of August and September 2020, with the objective of presenting an introduction to the concept and the premises of the active learning methodologies in teaching and learning English. In addition, some of the methods and techniques for implementing active learning methodologies in the classroom were presented. Finally, some digital tools used in MAA for teaching English were shown. Data collection was carried out using two questionnaires with semi­structured and open questions, which were applied for individual reflection and resolution. The data obtained were analyzed using the Content Analysis technique (BARDIN, 2016), which can be understood as a set of methodological instruments or communication analysis techniques used for the interpretation of written materials (BARDIN, 2016). The theoretical framework being used in the interpretation of the research data refers to studies on: a) aspects of the pre­service language teachers in the Brazilian context, based on the work of Celani (2001), Volpi (2001), Gimenez e Cristóvão (2007), Halu (2014); b) teachers' beliefs about English teaching and learning, using Barcelos (2001, 2004, 2006), Kudiess (2005), Silva (2010, 2011), Martins (2020), Santos e Fermino (2013); c) the main methodologies for teaching and learning languages and the English language, as well as their principles, underlying theories and representatives from the studies of Leffa (2016), Oliveira (2014) and Richards e Rodgers, (2001); and d) the concept and techniques of active learning methodologies based on Moran (2018), Valente et al. ( 2015; 2017), Diesel et al. (2017, 2018), Bacich (2015, 2016, 2018, 2021). The results show that preservice teachers’ beliefs are favorable to the implementation of active learning methodologies in English teaching because they demonstrated that they understood their basic principles and concepts, the differences between active learning methodologies and traditional methodologies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26160
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