Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Alecsandra Patricia Josepfina Gomes-
dc.date.accessioned2021-11-03T12:41:45Z-
dc.date.available2021-11-03T12:41:45Z-
dc.date.issued2020-09-12-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Alecsandra Patricia Josepfina Gomes. Realidade e expectativas de acesso ao ensino superior dos alunos do ensino público de uma escola da Grande São Paulo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26250-
dc.description.abstractThiswork aims to understand and highlight some of the challenges faced by students at a public school in Greater São Paulo. For this purpose, a predominantly qualitative approach was used, based on a semi­structured research carried out in a focus group, thatis, 3rd year students. The passage of the student through high school is permeated by difficulties, among which stand out the lack of structure and resources, the lack of interest of the students, whether due to physical tiredness or the lack of perspectives for the future. Nevertheless, the distance from the university, whether public or private, in addition to the lack of dissemination of existing opportunities, makes higher education a reality often distant for most of these students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino - Orientação profissionalpt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectTeaching - Vocacional guidancept_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.subjectEducation, Higherpt_BR
dc.titleRealidade e expectativas de acesso ao ensino superior dos alunos do ensino público de uma escola da Grande São Paulopt_BR
dc.title.alternativeReality and expectations of access to higher education of students in public education of a school in Grande São Paulopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca compreender e destacar alguns dos desafios enfrentados por estudantes de uma escola pública da Grande São Paulo. Para tanto usou­se uma abordagem predominantemente qualitativa, a partir de uma pesquisa semiestruturada realizada em um grupo focal, ou seja, alunos de 3º anos. A passagem do educando pelo ensino médio é permeada por dificuldades, dentre as quais, destacam­-se a falta de estrutura e recursos, o desinteresse dos alunos, seja pelo cansaço fisico ou pela falta de perspectivas para o futuro. Não obstante, o distanciamento com a universidade seja ela pública ou privada, além da falta de divulgação das oportunidades existentes fazem do ensino superior uma realidade muitas vezes distante para a maioria desses educandos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Cedran, Jaime da Costa-
dc.contributor.referee1Cedran, Jaime da Costa-
dc.contributor.referee2Nunes, Rodrigo Ruschel-
dc.contributor.referee3Sousa, Jennifer Caroline de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
acessoensinosuperiorpublico.pdf855,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.