Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26277
Título: Interdisciplinaridade nos currículos e nas avaliações educacionais: um estudo a partir da análise de questões vestibulares
Título(s) alternativo(s): Interdisciplinarity in curricula and educational assessments: a study based on the analysis of entrance exam questions
Autor(es): Raimundo, Daniel Scodeler
Orientador(es): Cedran, Jaime da Costa
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Educação - Estudo e ensino
Prática de ensino
Science - Study and teaching
Education - Study and teaching
Student teaching
Data do documento: 23-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: RAIMUNDO, Daniel Scodeler. Interdisciplinaridade nos currículos e nas avaliações educacionais: um estudo a partir da análise de questões vestibulares. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: O presente trabalho reporta uma pesquisa inicial sobre a interdisciplinaridade, seus conceitos, seu histórico no Brasil, sua presença nos livros didáticos e no ensino de ciência no nível médio e seus traços nas provas do vestibular da USP, a FUVEST, nos anos de 2019 e 2020. A interdisciplinaridade é uma ferramenta muito importante para se refletir e aplicar a combinação de duas ou mais área do conhecimento, especialmente entre as diversas áreas das ciências, para a construção de conhecimentos significativos de forma a haver uma atuação mais crítica dos cidadãos na sociedade e no mundo do trabalho. O estudo do conceito, do breve panorama e a análise dos traços de interdisciplinaridade revelam o quanto esta ferramenta é primordial para se pensar na educação atual. Mesmo havendo resistências para se desenvolver uma educação menos compartimentada e tradicional, os traços de interdisciplinaridade revelam passos importantes para uma educação mais interdisciplinar baseada em reflexões e processos que envolvam várias áreas do conhecimento para uma educação mais sólida e mais significativa para a sociedade e para o mundo do trabalho
Abstract: The present work reports an initial research on interdisciplinarity, its concepts, its history in Brazil, its presence in didactic books and in science teaching at the secondary level and its features in the USP entrance exams, FUVEST, in the years 2019 and 2020. Interdisciplinarity is a very important tool to reflect and apply the combination of two or more areas of knowledge, especially among the different areas of science, for the construction of meaningful knowledge in order to have a more critical performance of citizens in society and in the world of work. The study of the concept, the brief overviewand the analysis of the interdisciplinary traits reveal how essential this tool is to think about current education. Even though there is resistance to develop a less compartmentalized and traditional education, the traits of interdisciplinarity reveal important steps towards a more interdisciplinary education based on reflections and processes that involve several areas of knowledge for a more solid and more meaningful education for society and for the world of work.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26277
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
interdisciplinaridadeavaliacoeseducacionaisanalise.pdf500,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.