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Título: Relação entre autoeficácia e estágios do processo decisório: análise da percepção dos futuros administradores
Título(s) alternativo(s): Relationship between self-efficacy and decision-making stages: analysis of the perception of future managers
Autor(es): Karpinski, Atais Catarina
Orientador(es): Antonelli, Ricardo Adriano
Palavras-chave: Teoria social cognitiva
Processo decisório
Administração de empresas
Social cognitive theory
Decision making
Industrial management
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: KARPINSKI, Atais Catarina. Relação entre autoeficácia e estágios do processo decisório: análise da percepção dos futuros administradores. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Contábil e Financeira) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
Resumo: O estudo analisa a relação existente entre a autoeficácia e os estágios do processo decisório a partir da percepção dos acadêmicos do Bacharelado em Administração. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quantitativa e coleta de dados realizada por meio de survey. A técnica de Modelagem de Equações Estruturais possibilitou a verificação das relações existentes entre as dimensões dos construtos da pesquisa. Os achados apontaram não haver relação entre a dimensão Iniciação e Persistência com o processo decisório, por outro lado a Eficácia perante a Adversidade e a Eficácia Social exercem efeito positivo e significante sobre o comportamento adotado no processo decisório. Assim, os resultados permitiram a aceitação parcial da hipótese de pesquisa. Nesse sentido, a Eficácia perante a Adversidade e a Eficácia Social mostram-se como elementos a serem observados, em termos de desenvolvimento de habilidades que fomentam o nível de percepção desses construtos pelos discentes, visto que há relação significante com o comportamento perante o processo decisório. Dessa forma, a autoeficácia apresenta-se como propulsora da confiança do indivíduo frente aos desafios e as experiências com relações interpessoais vivenciadas, sendo sustentado o processo cognitivo que permeia o reconhecimento da situação e os cursos de ações a serem traçados. Ademais, nota-se a relevância de considerar aspectos comportamentais nos estudos sobre tomada de decisão, sendo corroborado com as discussões a respeito das limitações dos modelos de decisão racionais. Conclui-se que o contador ao conhecer os elementos que relacionam-se com a tomada de decisão dos gestores pode direcionar a disponibilização de informações contábeis a partir do perfil do tomador de decisão.
Abstract: The study analyzes the relationship between self-efficacy and the stages of the decision-making process from the perception of Bachelor of Management students. The research is characterized as descriptive, with quantitative approach and data collection conducted through survey. The Structural Equation Modeling technique made it possible to verify the relationships between the dimensions of the research constructs. The findings indicated that there is no relationship between the Initiation and Persistence dimension and the decision making process. On the other hand, the Effectiveness against Adversity and the Social Effectiveness have a positive and significant effect on the behavior adopted in the decision making process. Thus, the results allowed the partial acceptance of the research hypothesis. In this sense, the Effectiveness against Adversity and the Social Effectiveness are shown as elements to be observed, in terms of skills development that foster the students' perception of these constructs, since there is a significant relationship with behavior before the decision making process. Thus, self-efficacy is presented as a driver of the individual's confidence in face of the challenges and experiences with interpersonal relationships, being sustained the cognitive process that permeates the recognition of the situation and the courses of action to be traced. Moreover, it is noted the relevance of considering behavioral aspects in decision-making studies, corroborating the discussions about the limitations of rational decision models. It is concluded that the accountant knowing the elements that relate to the decision making of managers can direct the availability of accounting information from the profile of the decision maker.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26312
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