Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26331
Título: Aplicação do BIM 6D em um projeto de edifício comercial a partir do projeto generativo
Autor(es): Rocha, Diego Nogossek da
Orientador(es): Freire, Fábio
Palavras-chave: Modelagem da Informação da Construção
Energia elétrica - Consumo
Fachadas (Arquitetura)
Métodos de Simulação
Building information modeling
Electric power consumption
Facades
Simulation methods
Data do documento: 10-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ROCHA, Diego Nogossek. Aplicação do BIM 6D em um projeto de edifício comercial a partir do projeto generativo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia Digital e Tecnologia BIM) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O desempenho energético vem se tornando um requisito cada vez mais importante na área da construção civil. A aplicação do processo BIM em conjunto com o projeto generativo permite prever, em fase de concepção, o comportamento da edificação e adaptar o projeto para ter uma maior eficiência energética. Este trabalho busca verificar a utilização do projeto generativo para desenvolver um estudo de fachada de uma edificação de modo a ter um melhor desempenho energético. Para isso, foi modelado um edifício de escritórios no ARCHICAD. O modelo foi integrado com o programa Rhinoceros e o seu plug-in Grasshopper. Neste último, foi feito uma rotina responsável pelas simulações de conforto térmico e lumínico, em conjunto com os programas Energyplus, Radiance. Ele interpreta e coleta as informações do modelo proveniente do ARCHICAD e gera a fachada. Para otimizar a forma da envoltória a partir das simulações, foi utilizado um plugin do grasshopper chamado Galápagos. Feito isso, o modelo voltou com o resultado pronto para o ARCHICAD, mantendo um processo bilateral. Os resultados demostraram um aumento no desempenho energético da edificação com a aplicação da otimização a partir da aplicação do projeto generativo. Constatou-se também a importância do conhecimento sobre iluminação solar e conforto ambiental, de modo a criar uma envoltória que tenha parâmetros que permita uma otimização mais eficiente.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26331
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Digital e Tecnologia BIM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TECBIM_I_2019_06.pdf3,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.