Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26369
Título: GIS e BIM aplicados a projeto de redes nas companhias de saneamento do Brasil
Autor(es): Agostinho, Mariele de Souza Parra
Orientador(es): Freire, Fábio
Palavras-chave: Modelagem de informação da construção
Sistemas de informação geográfica
Saneamento
Building information modeling
Geographic information systems
Sanitation
Data do documento: 19-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: AGOSTINHO, Mariele de Souza Parra. GIS e BIM aplicados a projeto de redes nas companhias de saneamento do Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia Digital e Tecnologia BIM) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: A modelagem de informações de construção (BIM) tem sido amplamente adotada na indústria da construção, no entanto, o uso do BIM em instalações de infraestrutura civil ainda é incipiente. O objetivo do artigo é analisar um fluxo de trabalho de um projeto de rede de distribuição de água, desde uma base de dados de cadastro técnico em GIS de uma companhia de saneamento do Brasil, modelagem e simulação hidráulica do sistema e detalhamento de projeto em BIM. A operação dos sistemas de distribuição de água existentes, considerando menor consumo de energia, menor perda física e menos gastos com manutenção, é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas de saneamento. Além disso, as transformações constantes que ocorrem no mercado exigem decisões assertivas tanto nas instituições públicas quanto privadas. A utilização de novas tecnologias e consequentes melhorias nos processos é uma das respostas a estas evoluções. Compreender o valor do BIM em instalações de saneamento pode promover a melhoria da segurança técnica e administrativa de fiscais, gestores de contratos e ordenadores de despesa, bem como evitar tantas inconsistências, incompatibilidades e trazer transparência ao processo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26369
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Digital e Tecnologia BIM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TECBIM_I_2019_14.pdf820,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.